Notícias

Como vivenciar o deserto e o silêncio quaresmal?

Padre Bráulio Pereira orienta como passar pelo deserto

Reprodução / freepik

Quaresma é um tempo litúrgico que conduz a uma reflexão da vida cristã e convida todos a uma profunda conversão. Vivenciar o período da Quaresma é encontrar-se com o Divino Pai Eterno e ter a vida transformada.

O Missionário Redentorista, Pe. Bráulio Pereira, explica que é importante viver uma devoção especial durante a Quaresma. “Olhar para o mistério de sofrimento que o Senhor vive pela salvação humana”, diz o padre que acrescenta, “Ele só espera ser amado de volta”.

É preciso demonstrar o amor ao Divino Pai Eterno. Para que isso ocorra, é necessário viver de acordo com o que ensina Deus. “Olhar para a realidade e ver quais os pecados têm feito parte da vida com preponderância, após o exame de consciência, procure se corrigir”, orienta padre Bráulio.

O período quaresmal é o lugar de encontro com Deus, mas também o lugar do sofrimento e da tentação. João Batista se preparou no deserto, e experimentou a ação de Deus. Viver com disciplina este deserto quaresmal significa silenciar interiormente, dedicar tempo em oração, realizar jejum e obras de caridade que conduzirão o cristão a uma experiência com o Pai.

São 40 dias em preparação para a Quaresma, passado esse tempo litúrgico o cristão deve continuar participando das missas, fazer comunhão e estar disposto com o coração purificado e viver na presença de Deus, informa o padre.

Jejum durante a Quaresma

De acordo com o padre Bráulio, são chamados ao jejum as pessoas que possuem entre “15 e 65 anos completos. Os demais podem fazer, mas sem obrigação”. Grávidas e doentes estão dispensados do jejum. Essa orientação vale para a quarta-feira de cinzas, para as demais sextas-feiras da Quaresma e para a Sexta-feira da Paixão.

O jejum deve ser feito de uma forma alegre, pois é o aperfeiçoamento da vida enquanto pessoas e cristãos. “O ato deve ser para o nosso Senhor, e não para se aparecer para os outros”, finaliza o padre.

Na vida, buscamos satisfazer os sentidos, as necessidades, à medida que vão surgindo. Se tivermos fome, comemos; se temos sede, bebemos; se precisamos de alguma coisa, compramos. Que neste período quaresmal você deixe ser conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para que possa compreender a sua vocação neste mundo.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno