Notícias

Inclusão: Cinema promove sessão especial para crianças com autismo

Projeto Sessão Azul adapta salas de cinema para proporcionar experiência sem desconforto a autistas

Reprodução / Pixabay

Redes de Cinema do Brasil promovem sessões inclusivas voltadas para crianças que possuem o transtorno do espectro autista. O Projeto Sessão Azul permite que famílias com pessoas no espectro autista tenham espaços inclusivos de lazer para levar seus filhos.

Segundo o gerente do cinema, Elijones Oliveira, o espaço é todo preparado para atender as crianças. “É uma equipe que organiza uma sala vip com 196 poltronas, proporcionando conforto do som, iluminação e ar-condicionado para uma experiência confortável”, explica o gerente.

O Transtorno de espectro autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento com manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social. E uma sala de cinema sem suas respectivas adaptações não é recomendada. Marianna Mochel é mãe do Theo, de apenas 4 anos, ela conta que é a primeira vez dele no cinema. Segundo ela, é “uma sessão que respeita essa demanda crescente dos últimos anos”.

Não basta apenas uma sala toda adaptada, é necessária uma equipe preparada e disposta a receber a criançada. Laura Del Rio é fonoaudióloga e atua em um shopping onde a sala de cinema é adaptada. Ela explica que “é feito um planejamento com os trabalhadores para atender corretamente as pessoas que possuem autismo”, realizando uma inclusão verdadeira.

Durante a sessão as crianças têm a liberdade de sair da sala e voltar quando quiser, além de conversar, brincar, e é o que acaba deixando a sessão ainda mais divertida.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno