Notícias

Curiosidades sobre a Cruz peregrina

O item da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um crucifixo de madeira feito para viajar a vários países entre as edições do evento

Imagem / Vatican News

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) conta com o símbolo da Cruz peregrina que a acompanha e representa. Nos meses que antecedem cada JMJ, o símbolo parte em peregrinação para ser anunciador do Evangelho e acompanhar os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem.

O item é feito em madeira e tem 3,8 metros de altura. A Cruz foi confiada pelo Papa João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos de 1984, para que fosse levada por todo o mundo, a fim de evangelizar jovens e suas famílias. Em seu caminho, a Cruz peregrina já passou pelos cinco continentes e quase 90 países.

Ela já foi transportada a pé, de barco e até por meios pouco comuns, como trenós, gruas ou tratores. Passou pela selva, visitou igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades, hospitais, monumentos e centros comerciais. Em sua peregrinação a cruz passou por dificuldades como greves aéreas, problemas com transporte e até impossibilidade de viajar, por não caber nos aviões.

Desde 2000, a Cruz peregrina conta com a companhia do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Uma tradição da Jornada Mundial da Juventude é levar esses símbolos do evento para as dioceses do país sede. Eles levam a mensagem de chamamento para os jovens e o convite para se juntar a Deus na jornada.

Jornada Mundial da Juventude 2023

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 já conta com mais de 10 mil voluntários. Se você deseja atuar como colaborador, pode inscrever-se no site oficial do evento. Para ser um voluntário é preciso ter cinco características imprescindíveis: alegria, resiliência, flexibilidade, pontualidade e obediência.

Os preparativos para a JMJ seguem a todo vapor. Muitos colaboradores e voluntários participam de encontros presenciais do Comitê Organizador com o objetivo de envolver todas as equipes na nova fase da preparação da JMJ, a fase de especialização.

Neste ano de 2023, a fase de especialização move os responsáveis dos comitês, e suas várias equipes e os voluntários que dão corpo à organização em curso da JMJ. Assim sendo, o secretário executivo da Fundação JMJ Lisboa 2023, Duarte Ricciardi, disse que nesta nova fase de preparação da JMJ Lisboa 2023, o Comitê Organizador tem de se tornar especialista “em organizar a Jornada Mundial da Juventude”.

A 178 dias do grande encontro dos jovens com o Papa, Ricciardi pediu a todos que pensassem no que ainda falta fazer, mas principalmente no “caminho que vamos fazer” até lá, com o coração e os olhos postos “no dia 7 de agosto”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno