Notícias

Vila São Cottolengo oferece atividades recreativas e terapêuticas

Pacientes participam de passeios, jogos de futebol e banda de música

A Vila São Cottolengo é a maior instituição filantrópica do Centro-Oeste com foco no cuidado de pessoas com deficiência. Está localizada em Trindade (GO) e realiza um trabalho muito especial com os mais de 300 internos da instituição. É uma instituição administrada pelo Missionário Redentoristas, e conta com uma grande equipe responsável pelo cuidado físico e psicológico dos pacientes.

A instituição atende pacientes com diferentes graus de deficiência e limitações. Por isso, é importante a realização de atividades terapêuticas e recreativas que ajudam na socialização dos internos.

O psicólogo da instituição, Thiago Almeida, conta que a Vila implantou uma banda inclusiva, com o nome de Luar. No começo, era apenas uma terapia, mas os resultados, em pouco tempo, foram surpreendentes e logo a banda começou a realizar apresentações. Segundo o psicólogo, “a ação favorece a interação social fora da instituição”.

Foto: Arquivo Vila São Cottolengo

Os internos contam também com atividades musicais fora da banda, pois nem todos conseguem fazer parte do quadro do grupo musical. Dentre as atividades oferecidas na Vila estão a equoterapia; redário terapêutico; cinema terapêutico e passeios em shoppings.

Para ofertar uma qualidade de vida melhor para os pacientes, é feito uma triagem para verificar em quais atividades cada um pode ser inserido. Thiago explica que são realizados os atendimentos em grupos e individuais. “Assim, conseguimos trabalhar a parte social e verificar a individualidade de cada paciente”, informa o psicólogo.

A Vila São Cottolengo conta com um calendário de atividades anual. Celebrando as datas comemorativas com inclusão e muitas festividades. Para ofertar a qualidade de vida, a unidade atua com uma equipe multidisciplinar, com psicologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e educadores físicos.

Além das atividades destinadas aos pacientes internos, a unidade atende 136 municípios goianos e realiza mais de 2.700 atendimentos diariamente. E está de portas abertas para receber visitas.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno