Notícias

Brasília sedia etapa continental do Sínodo

Assembleia Regional do Cone Sul da Etapa Continental do Sínodo acontece até o dia 10

Acontece até sexta-feira, 10, em Brasília (DF), a Assembleia Regional do Cone Sul da Etapa Continental do Sínodo, com a participação de quase 200 representantes da Igreja Católica na Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Brasil. O caminho sinodal, até o momento, é de participação e partilha, como pede o Papa Francisco.

O evento é um dos quatro encontros promovidos pelo Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (Celam), em parceria com as Conferências Episcopais dos países sede, para aprofundar o documento para a Etapa Continental, que retoma os apontamentos feitos durante a fase diocesana do Sínodo.

O Sínodo 2021-2024, convocado pelo Papa Francisco, tem como tema: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. De acordo como cardeal Dom Odilo Scherer que é Arcebispo de São Paulo e primeiro vice-presidente do Celam, explica que a fase continental parte da reflexão da publicação do documento de trabalho para a Etapa Continental.

A Sinodalidade visa o encontro com a vocação de olhar, ouvir, aprender, e também confrontar com aquilo que se pensa. “Se queremos uma Igreja em saída, temos que dialogar e refletir. Como pede o Papa Francisco”, conta Dom Odilo. A ação leva a Igreja a olhar e tratar as questões sociais por diversos âmbitos e anunciar o evangelho.

No percurso de efetivo discernimento espiritual a missão da Igreja conta com áreas bases fundamentais, “primeiramente o anúncio do evangelho, depois a santificação do povo, e por último a caridade pastoral”, explica o arcebispo. E todas as fases do Sínodo estão baseadas nos princípios da Igreja.

FASE CONTINENTAL

A fase continental do Sínodo começou em 27 de outubro de 2022 com a publicação do Documento de Trabalho para a Etapa Continental (DEC), inspirado pela exortação de Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda!” (Is 54,2).

O Documento de Trabalho apresenta um mosaico dos processos de escuta que marcaram a primeira fase do sínodo e subsidiou uma nova escuta das Igrejas particulares.

As conferências episcopais organizaram uma nova síntese de cada país que será a base para os diálogos nas assembleias da etapa continental. Já realizaram suas assembleias regionais, as regiões Centroamérica-México, em São Salvador (El Salvador), de 13 a 17 de fevereiro de 2023; Caribe, em Santo Domingo (República Dominicana), de 20 a 24 de fevereiro; e Bolivariana, em Quito (Ecuador), de 27 de fevereiro a 3 de março.

PRÓXIMOS PASSOS

Haverá uma reunião da Equipe para a Fase Continental com delegados para a redação da Síntese Continental, de 17 a 20 de março, em Bogotá, na Colômbia. E, de 21 a 23 de março, os secretários-gerais, de forma presencial, e os presidentes das Conferências Episcopais, de forma virtual, vão reler colegialmente a experiência sinodal vivida com base no seu carisma e responsabilidade específicos, mas respeitando o processo realizado e sendo fiéis às diferentes vozes do Povo de Deus.

Este documento será enviado, até 31 de março de 2023, à Secretaria Geral do Sínodo para constituir, juntamente com os dos outros seis continentes, a base do Instrumentum Laboris da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá a sua primeira sessão em outubro deste ano e a sua segunda sessão em outubro de 2024.

Com informações do Celam


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno