Mulheres na ciência

Elas são 46% do total de pesquisadores da América Latina e Caribe

Marie Curie, Hedy Lamarr e Florence Nightingale, grandes nomes de mulheres que são destaques da ciência no Brasil e no mundo. Esses são apenas alguns nomes de muitos outros. Essas mulheres romperam os desafios e os preconceitos de uma área que era dominada por homens. Atualmente, elas são exemplos para outras mulheres.

A pequena Mariana Guimarães, de 10 anos, sabe como os exemplos são importantes. Ela dedica tempo no laboratório de ciência da escola e já sabe até que profissão ela quer seguir no futuro. “Quero ser bióloga e veterinária, pois gosto muito das plantas e animais”, conta a pequena já sonhando com o futuro.

As meninas em sala de aula têm algo em comum, estão sendo ensinadas por mulheres apaixonadas pela ciência e que não se importaram com o fato de a profissão ser considerada masculina. A professora de Ciências Biológicas, Lorena Rossi, soube desde pequena que iria se profissionalizar em algo ligado à ciência, devido ao amor em realizar pesquisas.

Estudar é algo que se aprende desde cedo. E as mulheres estão ocupando cada vez mais espaços na área da ciência. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), quase a metade dos pesquisadores da América Latina são mulheres.

Com exemplos de mulheres que se destacaram na ciência que Maria Luisa, de 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio, conquistou um currículo científico de destaque, mesmo antes de ingressar no curso de astronomia, que é o seu projeto de carreira. Segundo Maria, “a minha curiosidade desde pequena pelo o universo é a propulsão para eu buscar conhecimento”.

A futura pesquisadora coleciona medalhas em vários torneios nacionais e internacionais, mesmo sabendo dos desafios de estudos e as barreiras que vai enfrentar no futuro. Para ela, ter a coragem e a força de ir atrás e conseguir ultrapassar a barreira da desigualdade na profissão é muito significativo. 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno