Notícias

Empresa cria espaço criativo para descanso dos colaboradores

São locais para funcionários relaxarem sozinhos ou em grupos

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, o cérebro entra em modo “descanso” logo depois da alimentação, trabalhando de maneira mais lenta. Isso porque a glicose presente nos alimentos retira a necessidade de manter o corpo em alerta para o recebimento da substância.

Pensando no bem-estar dos colaboradores, uma construtora de Goiânia (GO) criou um espaço para descanso após o almoço. O engenheiro Wesley Ricarte relata que o local conta com jogos para entretenimento, colchonetes e redes para descanso, além de livros para leitura. “O ambiente favorece um vínculo afetivo e criativo, proporcionando motivação e pertencimento ao local de trabalho”, informa Wesley.

Uma pesquisa feita por médicos norte-americanos aponta que o tempo recomendado para um descanso é entre 20 e 40 minutos. Esse período é o suficiente para reduzir significativamente os sinais de estresse e fadiga. E a iniciativa da construtora também evita que os colaboradores deixem o local de trabalho para descansar em áreas perigosas e desconfortáveis.

Os espaços estruturados em canteiros de obras da construção civil favorecem também que o grupo de trabalho não se disperse, é o que explica a analista de engenharia Thyállita Ribeiro. Pois são cerca de 150 funcionários por edificação. Eles trabalham em média 9 horas por dia. Dentro desse período eles têm 1 hora de descanso.

Entre as várias opções de lazer que a empresa oferece, cada colaborador tem sua forma preferida de aproveitar o tempo. Alguns até almoçam mais rápido para que o momento de descanso seja um pouco maior. O pedreiro Cícero Amaro conta: “gosto de descansar na rede”. O auxiliar de pedreiro Maurivan Soares afirma que pra ele o bom é “ler, jogar, e ter um bem-estar para realizar o serviço com mais ânimo”.  

A equipe é dividida em dois momentos diferentes para o horário de almoço e descanso, e acaba sendo uma oportunidade para funcionários de todos os setores da empresa estarem juntos. Segundo Thyállita, “o momento é de inclusão, com participação do pessoal da administração”.

Apenas um pequeno esforço feito pela empresa, mas que gerou retorno e satisfação para todas as partes. Para o engenheiro Wesley, “a produtividade e fidelização dos colaboradores contribuem para a qualidade do ambiente e dos trabalhos”.

O conceito desses espaços criativos surgiu entre as grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício, como Google, Linkedin e Facebook. Com o tempo, ganhou outros segmentos. São espaços leves, estimulantes, descontraídos e divertidos. Assim, os funcionários podem relaxar sozinhos ou em grupos e arejar a mente.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno