Notícias

Sínodo vive a etapa continental

Com retorno da síntese para reflexão da Igreja e comunidade

Com o tema “Para uma igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, o Papa Francisco convocou o Sínodo em outubro de 2021, que se estende até o ano de 2024.

O Sínodo é uma assembleia de bispos da Igreja Católica do mundo inteiro, que tem a missão de colaborar com o Papa na animação da vida eclesial. Cada sínodo reflete sobre temas relevantes para o bem da Igreja e da humanidade.

 

Fase Continental

No mês de março o Sínodo vive a fase continental. Um documento disponibilizado pela Santa Sé guiou os trabalhos. O texto é resultado da colaboração de um grupo de peritos: leigos e leigas, bispos, sacerdotes, consagrados e consagradas, provenientes de todos os continentes e com competências disciplinares muito variadas.

De acordo com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, o Sínodo conta com três novidades. “A primeira é que ele é um Sínodo sobre a Igreja. Segundo, conta com a participação de todas as formas de vivência da fé cristã. Terceiro e último, ele não é retilíneo. Voltando o tempo todo de onde partiu, que são as comunidades”, explica Dom Joel.

Todas as sínteses levantadas são colocadas em conjunto com a dos outros países, assim, torna-se apenas um documento devolvido às comunidades. Ao longo do processo, “são levantados elementos cotidianos por meio de escutas. Sem perder o foco da missão, que é a centralidade dos problemas diários e a busca por respostas em Jesus Cristo”, conta a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Sônia Gomes.

Espiritualidade do Sínodo, baseada na tenda

A etapa continental do Sínodo dos Bispos 2021-2024 está sendo animada pela exortação bíblica extraída do livro de Isaías, 54,2: “Alarga o espaço da tua tenda”. Dom Joel informa que é como um objeto com quatro estacas. “Mentalidade, evento, processo e estrutura; que levam a alargar a tenda e chegar onde à Igreja ainda não chegou”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno