Notícias

Desnutrição infantil cresce e compromete desenvolvimento de crianças

Dados são da Pastoral da Criança

Reprodução / pixabay

Levantamento da Pastoral da Criança revelou que a desnutrição infantil cresceu entre as crianças de até seis anos, incluindo casos de desnutrição grave. A Pastoral atua com estratégias para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis para crianças que vivem em situação de pobreza.

Segundo o médico e coordenador internacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, as causas de desnutrição muitas vezes começam na barriga da mãe, durante a gestação. “Hoje, existem muitas gestantes que não têm acesso a alimentos de boa qualidade. Com isso, a criança não recebe toda a nutrição que precisa dentro do útero da mãe”, explica o médico. Após o nascimento, são questões ligadas ao aleitamento e saneamento básico que geram disenteria e infecções nos pequenos.

São ciclos. A criança que não tem uma boa nutrição, fica mais frágil e pega mais doenças. O que para o médico “leva a cada vez mais a uma desnutrição grave, em que se perde em desenvolvimento e altura”. Além disso, crianças que sofrem desnutrição no útero “têm mais problemas cardíacos, o dobro de chance de hipertensão, mais diabetes e problemas renais”, explica Nelson.

Ações Sociais

Para amenizar toda a situação da desnutrição infantil, a Pastoral da Criança desenvolve um trabalho de visitas domiciliares para observar a realidade de cada família. Ao verificar dificuldade nutricional, a Pastoral com a ajuda da comunidade, auxilia com doações e cuidados necessários durante a gestação. Enquanto realiza o cadastro das gestantes em ações disponíveis do governo.

Segundo o médico, “a Pastoral também disponibiliza um aplicativo com várias dicas de receitas saudáveis. Que pode ser baixado na Play Store, e uma vez baixado não há necessidade de conexão com a internet para ter acesso ao conteúdo”. Todo o material disponível no aplicativo está de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, além das principais universidades.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno