Notícias

Missionário Redentorista visita famílias em “desobriga”

Levando os sacramentos para aqueles que vivem na zona rural

Santo Afonso Maria de Ligório fundou a Congregação Redentorista para atender a população mais pobre do interior do Reino de Nápoles. No Brasil, a congregação segue o chamado, como fez durante sua vida, o venerável padre Pelágio no Estado de Goiás. O atendimento do povo da zona rural é chamado de “desobriga”, que são visitas feitas por religiosos para levar os sacramentos.

De acordo com o pároco da Igreja Matriz de Trindade, o missionário redentorista padre João Bosco, as desobrigas servem para realizar a Santa Missa com a população rural. O padre conta que “antigamente eram realizados todos os sacramentos às pessoas que não podiam ir à cidade. Hoje, é mais o sacramento da eucaristia e as bênçãos das casas e famílias”, explica.

Durante as visitas são realizados momentos lúdicos, como o leilão a fim de angariar fundos para a paróquia. Além de momentos de reza e atualização da população sobre as datas festivas da Igreja.

O casal de devotos do Divino Pai Eterno, Osvaldo Batista e Iêda Sousa, estão juntos há mais de cinco décadas. A devoção deles começou bem antes de se tornarem um casal. Por isso, não escondem a satisfação de receber o momento de fé em sua residência. De acordo com Iêda, “o momento é uma graça de Deus, em que compartilhamos a espera em Jesus”.

Em Trindade, aproximadamente dez desobrigas são realizadas por ano. Como o Papa Francisco sempre lembra, o ato representa a Igreja em saída, nesse caso, indo ao encontro de produtores, agricultores, fazendeiros e moradores da zona rural. Para o produtor rural, Alexandre César Batista, o momento é importante para a união da Igreja. “É receber as bênçãos em família e amigos, permanecendo em união”, conta o devoto.

A desobriga é uma tradição da Igreja Católica e reúne muitos devotos do Divino Pai Eterno. O encontro gera muita satisfação, tanto para quem recebe a palavra como também para quem a leva. Para o padre João Bosco, poder ir ao encontro do povo é muito gratificante. “É um momento preparado com muito amor pelas famílias, e levar a palavra do Pai e poder abençoar o local é mais uma missão dos missionários redentoristas”, finaliza o padre.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Maria Inês Obal
    31/3/2023 - 06:25:29

    Que Deus ilumine sempre os Missionários Redentoristas.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno