Ação é realizada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e visa a prevenção primária das crianças
As crianças assistidas no Centro Social Pai Eterno (Cespe), em Trindade (GO), receberam o Programa Anjos da Guarda, realizado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). A atividade de prevenção primária atendeu aproximadamente 350 crianças das obras sociais redentoristas.
Durante o evento houve a realização de prevenção com abordagem em assuntos cotidianos e relevantes na formação cidadã, como combate ao bullying, combate ao abuso e à violência sexual infantil; uso de drogas e a necessidade de incremento dos valores humanos. O programa pretende ouvir e conhecer as histórias de vida das crianças, além de promover alegria por meio de atividades lúdicas.
Para a supervisora pedagógica do Centro Social, Iaqma Lorrana, a ação ajuda as crianças a entenderem o contexto em que elas estão inseridas. Segundo ela, “por meio das mensagens educativas as crianças tem uma maior compreensão sobre o dia a dia delas, e entendem que certas situações não podem acontecer”.
O primeiro tema da palestra foi sobre drogas. E muitas crianças fizeram questão de opinar sobre o assunto. A estudante do Cespe, Alentina Machiolle, disse que “não se deve usar drogas, pois é errado”. Para o Jean Paulo, “coisas ruins acontecem quando se faz uso de drogas”. Já a Heloísa Rodrigues aprendeu que “violência é uma droga. E bebida alcoólica e cigarro não podem ser consumidos”.
Vários outros assuntos foram discutidos de forma lúdica com as crianças. O intuito do evento é trabalhar a prevenção com as crianças por meio do conhecimento e autorreflexão. O coordenador do programa, Vasco de Ramos, informou que o programa atende crianças de 5 a 12 anos. Segundo ele, “durante o diálogo com as crianças é possível identificar alguns problemas que são repassados para órgãos responsáveis”.
Deixe o seu Comentário

Eu sou do Centro Social Redentorista, lá é muito ótimo, tem pessoas incríveis. Eu super recomendo!