Notícias

Você sabe a diferença entre Padre Diocesano e Padre Religioso? 

Mesmo com algumas diferenças, os sacerdotes são essenciais para a comunidade

Imagem: Agência Santo Afonso

Muitas pessoas perguntam e nem todos sabem responder: qual a diferença entre o padre diocesano e o padre religioso? Independente de qual, ser sacerdote é estar em profunda comunhão com Deus, a serviço do próximo e disposto à realização dos sacramentos que são confiados.

O padre diocesano é como se estivesse destinado a uma igreja particular, no caso, a diocese, que tem uma área territorial bem definida. Ele está sob os cuidados e orientação direta do bispo diocesano e tem como objetivo principal o trabalho paroquial e a comunhão com o clero local. Os padres diocesanos podem ter propriedade, salário, não vivem em comunidade e dependem apenas de seu bispo.

Por sua vez, os padres religiosos não têm ligação direta com a diocese, mas sim com a sua congregação e ordem. Por isso, eles prometem obediência ao superior daquela ordem ou congregação. Um padre religioso fica em uma paróquia a serviço, formando um só presbitério, mas obedecendo à pastoral do bispo diocesano. Em situações como transferências de paróquia ou casa, quem faz é o superior de uma ordem, que muitas vezes tem uma província muito maior que uma diocese.

Assim, seja de vocação religiosa ou diocesana, os sacerdotes são peças fundamentais para a sociedade. Os dois têm a missão de incentivar e motivar as pessoas a buscarem o caminho do Divino Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno