Notícias

Igreja mantém a tradição das “desobrigas”

Missionários Redentoristas realizam a missão em todo o Brasil

A desobriga é uma tradição da Igreja Católica que reúne muitos devotos do Divino Pai Eterno. Em Goiás, o venerável padre Pelágio realizou muitas desobrigas ao visitar as comunidades rurais e levar os sacramentos, em uma época em que os fiéis não tinham acesso à igreja. No entanto, essa tradição se mantém até hoje.

O pároco da Igreja Matriz de Trindade (GO), o missionário redentorista padre João Bosco de Deus, explica que a desobriga é uma missão. Segundo ele, “quando os missionários redentoristas chegaram ao Brasil, foi para realizar a missão juntamente com o povo em vários estados”.

Quando os religiosos chegaram ao país, encontraram um Brasil predominantemente rural e sentiram a necessidade de evangelizar a população das fazendas, uma vez que os pequenos vilarejos contavam com igrejas e padres. Assim, “os missionários saíam para levar a palavra de Deus, tendo como condução um cavalo. E ficavam de 15 dias a um mês na região, devido à distância”, informa padre João Bosco.

Desobriga nos dias atuais

Hoje, o sentido da desobriga mudou. A missão que antes ia até os fiéis para realizar sacramentos como eucaristia, batismo, iniciação cristã, crisma e casamentos, com o objetivo de tirar a obrigação do povo, passou a ser a ministração da Santa Missa com eucaristia. De acordo com o padre, “hoje é tudo programado anualmente pela paróquia. Sempre no início do ano, e utiliza São Sebastião na frente das missas. Realizando até nove missas semanais em cada região”.

Um formato diferente, porém, não deixa de ser na zona rural, não deixa de ser a bênção para o homem do campo e também para os seus animais e plantações. Uma missão que acontece em todo o Brasil pelos Missionários Redentoristas. Todos os sacramentos são registrados na igreja local.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno