Notícias

Arte Sacra: diocese do Maranhão abre museu com peças doadas por devota 

São mais de 800 peças de terços e tantos outras de presépios

Reptodução / Diocese de Imperatriz

A Catedral de Nossa Senhora de Fátima em Imperatriz, no Maranhão, abriu um museu para os fiéis frequentadores. A exposição na antiga livraria da igreja só foi possível pela atitude da devota Conceição Formiga.

Dona Conceição, de 76 anos, passou 40 anos colecionando artigos religiosos. Ela conta que “sempre gostei de adquirir peças. Desde receber de presente, e nas minhas viagens comprar artigos religiosos”.

Conceição sempre gostou de expor suas peças para amigos e familiares. Desde 2004 ela abre as portas de sua casa para todos apreciarem os elementos. Ao receber a visita do bispo da diocese do Maranhão, ela recebeu o convite para ter um lugar exclusivo. Pois, já era vontade da Igreja de ter um museu de arte sacra.

São quatro décadas colecionando os artigos religiosos, e a devota lembra com bastante carinho a história de cada uma das peças recebidas. “A minha coleção começou em 1983, quando ganhei de um amigo oculto no Natal, um terço bem diferente”. Foi quando a devota se atentou para colecionar terços.

A devota que também gosta muito de escrever, relata em cadernos sobre cada um dos presentes recebidos. Assim, tem a história de cada um bem guardado. Mantendo viva a memória de tantos momentos agradáveis. Devido à preocupação com a sua coleção e presépios, doou tudo para o museu da Igreja. Segundo ela, “tudo está guardado no melhor lugar e fico tranquila”.

A coleção é grande, e alguns são especiais e únicos, feitos de barro, tecido, madeira, papel e até mesmo com pedras preciosas. De acordo com o bispo de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, a Catedral de Nossa Senhora de Fátima ampliará o espaço do museu, e artigos de outras pessoas da região também serão recebidos, mostrando a fé e devoção da cidade.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno