Notícias

Beata Isabel Cristina: jovem brasileira reconhecida por seu martírio

Religioso fala sobre a missão da beata mineira

Santuário de Nossa Senhora da Piedade / Divulgação

A brasileira Isabel Cristina foi beatificada recentemente. Seu martírio foi reconhecido pelo Papa Francisco, que concedeu sua beatificação. Uma mulher, jovem e leiga que viveu os valores cristãos de espiritualidade vicentina, que inspirou a sua caminhada de fé e atenção aos mais pobres e necessitados.

Isabel Cristina viveu a sua fé na comunhão eclesial. O reitor do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, monsenhor Danival Milagres, conta que ela soube cultivar amizades e deixou marcas em muitas pessoas. “Muitos são os testemunhos a favor dos valores e virtudes. E sobre viver a espiritualidade dentro da sociedade Vicentina”, disse o monsenhor.

Uma jovem que que despertou uma liderança dentro da comunidade, envolvendo e motivando os outros a participar da Sociedade São Vicente de Paulo. Durante o seu crescimento aprendeu com o pai a realizar trabalhos voluntários junto aos idosos e crianças necessitadas.

Morte

Em setembro de 1982, aos 20 anos, ela foi brutalmente assassinada em Juiz de Fora, Minas Gerais, ao tentar impedir que um homem a violentasse. Monsenhor relata que a morte dela “chocou todos os moradores da cidade. Principalmente da paróquia que ela frequentava, pois era uma presença muito marcante”.

Devido à forma como morreu, mas sobretudo como viveu, em 2001 foi instaurado oficialmente o tribunal para a causa de beatificação da jovem Isabel Cristina. “Olhando para a vida da beata não se vê nada de extraordinário, ela foi um ser humano como nós, que viveu simplesmente com coerência os valores da sua fé”, frisa o reitor.

Reconhecimento

Por se tratar de um martírio, a beatificação não necessita de um milagre, mas sim do reconhecimento da Santa Sé. Agora, é necessário sim um milagre para que Isabel Cristina seja canonizada. De acordo com o monsenhor, “para a canonização, o processo continua. Nesse caso, a Igreja pede um milagre”.

Ao longo de sua vida, a beata viveu a santidade. A escolha por cursar medicina foi justamente para que pudesse ajudar os menos favorecidos. Monsenhor Danival conta que ela participou de vários eventos de jovens, “se envolveu tanto que queria se tornar médica pediatra”.

Hoje em Barbacena, uma capela guarda os restos mortais da beata. E um memorial reconta sua trajetória de fé. Isabel Cristina se converteu em exemplo de perseverança na fé, espiritualidade e liderança e, agora, a partir dos altares, passa a interceder pela juventude.

Beatificação

Isabel Cristina foi beatificada em dezembro de 2022, no interior de Minas Gerais. Na época, Papa Francisco relembrou o caminho de santificação da beata. Em suas palavras, o Santo Padre pediu que o ato heroico de Isabel Cristina inspire especialmente os jovens a darem um testemunho generoso de sua fé e de sua adesão ao evangelho.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno