Notícias

Dom João Justino é o primeiro vice-presidente da CNBB

“Coloco-me à inteira disposição de continuar servindo a Igreja do Brasil”, diz Dom João

A 60ª edição da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acontece em Aparecida (SP) até o dia 28 de abril. Durante o evento, ocorre a eleição para a mesa da presidência da CNBB para o quadriênio de 2023-2027. O arcebispo de Goiânia (GO), Dom João Justino de Medeiros, foi eleito o primeiro vice-presidente da conferência.

Após a votação que elegeu Dom João, o arcebispo disse: “depois de ter servido a conferência como presidente da Comissão de cultura e Educação por dois mandatos, 8 anos, meus irmãos bispos acabaram de me eleger como o primeiro vice-presidente. Em meu coração a gratidão pela confiança dos bispos, também a consciência de que é uma missão, um serviço, uma diaconia que assumo junto a Dom Jaime que foi eleito como presidente. Agora aguardo o processo eleitoral que vai definir os outros membros da presidência e os membros do Consep. Coloco-me à inteira disposição de continuar servindo a Igreja do Brasil, agora com essa nova missão, confiando sobretudo na bondade de Deus e na bondade dos irmãos e das irmãs”.

Foi eleito como segundo vice-presidente, Dom Paulo Jackson, bispo de Garanhuns (PE). Ele falou da diversidade de ter bispos de diferentes partes do país na presidência. “Saudações a todos os irmãos e irmãs. Pessoas que têm rezado por nós, rezado pela Conferência, rezado por nossa assembleia. Eu aceitei primeiro porque acredito que a tarefa principal da Conferência Episcopal é evangelizar, e apresentar sobretudo o anúncio primeiro de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo. Atuar também na reconciliação interna dentro da própria Igreja. Animar e articular a vida missionária e pastoral no país inteiro. E também é tarefa nossa atuar na colegialidade da comunhão entre os vários irmãos bispos que compõem a conferência de São Paulo. Assim, me coloco a serviço de Deus e a serviço da Igreja”.

Também foi anunciado Dom Ricardo Hoepers, como secretário-geral da CNBB. Ele é do Rio Grande (RS), e falou que está à disposição para a tarefa de secretariar. “O secretário-geral é um executivo. Ele que está à frente para dinamizar, organizar e sistematizar todo o trabalho da Conferência Nacional do Conselho Episcopal Pastoral e do Conselho Permanente. Estou à disposição da presidência que assume e à disposição de todos os bichos do Brasil para que exerçamos esta importante tarefa de secretariar nacionalmente a nossa conferência nacional.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno