Notícias

Mês Mariano: conheça a devoção a Nossa Senhora da Ajuda

A intercessão da Mãe de Deus não tem dia e nem horário, ela sempre está disposta a ajudar os seus filhos

Conta a tradição que o culto a Nossa Senhora da Ajuda teve início na Idade Média, quando Maria era invocada para proteger navegadores e caravelas que enfrentavam perigos ao atravessar mares e oceanos. A partir daí, surgiram muitas capelas na orla marítima da Europa. Por meio dessas expedições, a devoção chegou ao Brasil no século XVI.

Com a chegada de padres jesuítas na América do Sul, eles trouxeram uma imagem da Virgem Maria e construíram a capela em honra de Nossa Senhora da Ajuda. Por meio da devoção, nasceu o povoado que hoje é conhecido como Arraial da Ajuda, um ponto turístico da região de Porto Seguro. Segundo a tradição, os jesuítas não encontravam água potável na região e pediram então a ajuda da Mãe de Deus, que durante uma celebração, fez nascer uma fonte de água viva sob uma árvore próxima.

Devoção

A devoção tomou uma proporção tão grande que se espalhou pelo Brasil. Outro Santuário dedicado à Mãe da Ajuda nasceu na cidade de Guapiara, em São Paulo, por meio da fé e oração de agricultores. Como conta o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Ajuda, padre Pedro Martins: “O senhor Matias Franco, no dia 16 de março de 1800, estava pescando no rio Cristal. Ao lançar a rede, tirou do fundo do rio uma bolsa com a santinha. Matias reuniu a vizinhança e construiu uma capela de pau a pique, com cobertura de folhas de coqueiro. Assim, a devoção começou através da recitação do Santo Terço todos os domingos. A devoção se estendeu, e passou a receber caravanas de toda região. O título de Nossa Senhora da Ajuda vem do próprio povo que recorre a santinha pedindo auxílio devido às necessidades, como a falta de chuva. Então, pediam a Nossa Senhora que ajudasse enviando chuvas para as lavouras pela região”.

Por ali os romeiros são acolhidos também com muito amor e carinho. “Estamos construindo uma nova igreja, e já estamos na fase da cobertura. Nós temos também uma Gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, temos também o Calvário com uma vista muito bonita lá de cima que é a vista até a cidade vizinha de Capão Bonito”, explica padre Pedro Martins.

Milagre

A devota Adriele Aparecida, frequenta o Santuário de Nossa Senhora da Ajuda, em Guapiara (SP). E ela já testemunhou o amor de Maria em sua vida. “Em agosto de 2019 eu engravidei, e logo em seguida tive um aborto espontâneo. Passou três meses da perda e eu tive uma nova gestação. E no começo, eu tive descolamento de placenta. Quando a médica me falou que a minha gravidez seria de risco, que eu teria que fazer repouso absoluto, o meu mundo ali se acabou novamente. Pois, veio o medo, a incerteza, eu já estava fragilizada por conta da perda de um bebê. E nesse momento eu senti uma vontade e um desejo muito grande e participar da missa lá no Santuário Nossa Senhora da Ajuda. No fim da celebração, o padre Pedro fez uma oração de consagração a Nossa Senhora da Ajuda. Ali, em meio a tanto choro e dor, eu consagrei a minha vida e minha gestação aos cuidados de Nossa Senhora da Ajuda. Pedi para que ela embalasse a minha filha nos seus braços e me entregasse uma criança saudável. Sem saber qual era o sexo do bebê, eu coloquei a mão na minha barriga e disse que minha filha vai se chamar Maria Vitória. Maria como a mãe de Jesus e Vitória por conceber em meio a dor e sofrimento, e ela seria a minha maior vitória”, conta emocionada Adriele.

O título Nossa Senhora da Ajuda pode ser atribuído também a Maria, que tanto sofreu vendo a agonia do seu filho Jesus no calvário. Ali, diante de tanto sofrimento, ela pedia ao Pai para ajudar seu menino. A Virgem Maria associada ao sofrimento de Jesus é nossa intercessora, pois recebeu dEle o poder de nos ajudar em situações difíceis.

E Adriele tinha certeza que, clamando a Mãe da Ajuda, a vitória chegaria. “Nas primeiras semanas eu retornei na médica, ela falou para mim que a minha placenta estava 100% colada e aquela gravidez de risco já não era tão difícil. Mas todo mês eu sentia necessidade de agradecer a Nossa Senhora da Ajuda. Minha filha nasceu, Maria Vitória tem muita saúde e se desenvolve a cada dia”, finaliza a devota.

Testemunhos como esse são vivenciados diariamente no Santuário. Afinal, Nossa Senhora da Ajuda é celebrada no dia 15 de agosto, quando romeiros de todo o Brasil se manifestam em atos de fé e tradição. Mas clamar pela intercessão da Mãe de Deus não tem dia nem horário, pois ela está sempre disposta a ajudar seus filhos e filhas.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
2 Cometários
  • Luciano Souza
    11/9/2023 - 21:47:00

    Que lindo esse texto sobre Nossa Senhora da Ajuda. Confesso que eu não conhecia esse título Mariano e a devoção. Lindo demais. Fiquei emocionado em saber que a Mãe Santíssima sempre está conosco em todos momentos da vida. Lindo.

  • Maria Dajuda Silva Santos
    19/4/2024 - 23:11:40

    Meu nome é Maria Dajuda. Minha mãe quando estava grávida de mim, teve muitos problemas na gravidez, ela fala que já não sabia o quer fazer, sentia muitas dores. Um certo dia, um senhor falou para ela “você tem fé?”, ela disse que tinha, então ele começou a rezar com ela e pedindo. Após alguns dias ela teve um parto normal, então ele pediu que se fosse mulher, se ela poderia colocar o nome de Maria Dajuda.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno