Notícias

Santuário São Francisco de Assis é elevado à Basílica Menor, em Brasília

É a primeira igreja com esse título no Distrito Federal

O Santuário São Francisco de Assis, em Brasília, foi elevado à Basílica Menor. É a primeira Igreja no Distrito Federal a receber esse título tão importante. O título é dado aos templos, através de uma concessão do Papa, ou da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Segundo o Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo César, o pedido de elevação do Santuário foi feito no dia 14 de setembro de 2022. E contou com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No dia 6 de dezembro do mesmo ano, o Santuário recebeu a permissão para ser elevado à Basílica Menor. Por meio de um decreto assinado pelo prefeito Cardeal Arturo Rocha, e também pelo secretário Francisco Viola.

A Paróquia São Francisco de Assis foi instituída pela Arquidiocese de Brasília no dia 25 de maio de 2003. O Santuário é confiado aos cuidados dos Frades Menores.

Basílica Menor

As basílicas são construções arquitetônicas que têm sua origem no Império Romano. O cristianismo tornou-se religião oficial do Império e esse estilo de construção pública foi adaptado para a celebração de cultos religiosos, especialmente a Eucaristia.

À medida que os séculos passaram, este modelo arquitetônico inspirou a construção de inúmeras igrejas em todo mundo e, assim, o termo “basílica” foi utilizado também para referir-se a determinadas igrejas, geralmente grandes ou importantes, às quais haviam outorgado ritos especiais e privilégios em matéria de culto.

Assim, são mais de mil e quinhentas basílicas menores em todo o mundo. Esse título só pode ser concedido pelo Pontífice. Para ser elevado a tal, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno