Notícias

Comunicar para humanizar

A comunicação a partir dos ensinamentos do Papa Francisco

A Igreja celebra no domingo (21/05) o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Na festa litúrgica da Ascensão do Senhor, acontecem as Santas Missas na intenção de todos os comunicadores. E no marco comemorativo dos 10 anos do pontificado do Papa Francisco, o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, lança pela Paulus Editora o livro “Comunicar para Humanizar”, a comunicação a partir do Papa Francisco.

O livro é uma coletânea das 10 mensagens publicadas pelo Papa Francisco durante o seu pontificado. Marcus Tullius explica que as mensagens aos comunicadores são divulgadas anualmente e são um verdadeiro tesouro para todos os profissionais, já que são orientações da Igreja por meio do pontificado do Papa Francisco.

Em um tempo midiatizado, a valorização da comunicação humana, que é instruída pelo Papa Francisco, nos ensina a falar com autenticidade e amor. “É um itinerário para todas as pessoas, e não apenas aos profissionais de comunicação, para um diálogo humanizador”, diz Marcus Tullius. Para os dias atuais, o falar com o coração é realmente uma proposta desafiadora que todos devem praticar.

O Papa Francisco explica que a comunicação passa pela escuta, e depois a fala que deve partir do coração. É deixar ser instrumento de Deus, com uma fala próxima, misericordiosa, e acima de tudo, simples. Ao analisar as instruções do Papa Francisco para essa comunicação, Marcus aceitou o desafio feliz. “Foram 10 pessoas convidadas para compor essa obra que eu organizei. Pessoas ligadas ao magistério do Papa Francisco, que conhecem de comunicação e gostam do que fazem. Por isso, foram no centro de cada mensagem episcopal”, conta o autor.

A obra conta com a mensagem do Santo Padre, e na sequência o comentário. Levando o leitor ao exercício de visitar e revisitar todas as mensagens. Descobrindo assim a essência de cada coisa, com profundidade. Para adquirir o livro, basta acessar o site da editora Paulus.

Falar com o coração

Este é o tema escolhido pelo Papa Francisco para a celebração do 57º Dia Mundial das Comunicações, em 21 de maio de 2023. A divulgação foi feita pela Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã desta quinta-feira, 29, memória dos Santos Arcanjos, quando é tradicionalmente divulgado o tema. No texto divulgado pelo Vaticano, a citação bíblica de Efésios 4,15 aparece em latim. Pela tradução da Bíblia da CNBB, o versículo citado, em português, é “vivendo segundo a verdade, no amor”. Como nos anos anteriores, a versão final do tema é conhecida juntamente com a publicação da mensagem.

Segundo o comunicado, “o tema está idealmente ligado ao de 2022, “Ouvir com o ouvido do coração”, e quer fazer parte do caminho que levará toda a Igreja à celebração do Sínodo de outubro de 2023. Falar com o coração significa dar a razão da esperança que há em nós” (cf. 1 Pd 3, 14-17) e fazê-lo com mansidão, usando o dom da comunicação como ponte e não como muro. Num tempo marcado – mesmo na vida eclesial – por polarizações e debates exasperados que exacerbam as almas, somos convidados a ir contra a maré.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno