Notícias

Devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Uma história entrelaçada com a dos Missionários Redentoristas

A história de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está entrelaçada com a vida e missão da Congregação Redentorista. No passado, a sede dos Missionários Redentoristas em Roma foi um lugar em que Nossa Senhora teria se revelado em um sonho a uma criança, indicando onde o ícone deveria ser guardado. O lugar fica na Via Merulana próximo da Basílica de Santa Maria Maior, onde está hoje o quadro com a imagem.

O relato mostra a providência de Deus, que definiu o local como o ponto irradiador da devoção à Mãe do Perpétuo Socorro. Segundo o missionário redentorista, Ir. Diego Joaquim, “no local existiu uma Igreja dedicada a São Mateus e a providência divina levou os redentoristas a adquirirem o lugar. E a congregação buscou junto ao Papa Pio IX a condição de cumprir o desejo de Nossa Senhora. Assim, temos a guarda do quadro e a propagação dessa devoção”, disse.

Ícone e imagem

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à relação entre ícone e imagens. Para desmistificar, Ir. Diego explica que a imagem de um Santo é uma obra de arte, uma escultura para representar algo ou alguém. Já o ícone é diferente, ele não é simplesmente um quadro pintado. Na cultura bizantina, por exemplo, é um quadro que está sendo escrito cheio de detalhes, em que o autor só o faz após um período de oração e reflexão para reproduzir um mistério. Sendo assim, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não é só um quadro de Maria carregando Jesus. Ele comunica uma mensagem, um sinal de mistério importante da fé.

Devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Brasil

O Papa Pio IX confiou o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aos Missionários Redentoristas no ano de 1866. De acordo com Ir. Diego, no início do século XX, “por volta do ano de 1910, os Missionários Redentoristas nos Estados Unidos decidiram propagar o culto da Novena Perpétua”.

A devoção foi se espalhando pelo mundo inteiro. Levando a contemplação do mistério que está no ícone de forma breve e com horários alternativos durante a semana. Em Goiás, há pelo menos 70 anos é rezada a Novena do Perpétuo Socorro.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno