Notícias

Mês Mariano: conheça sobre o título de Nossa Senhora da Conceição

Uma devoção que chegou em Pernambuco e se espalhou por todo o país

Uma das devoções mais reverenciadas pelo povo que rende graças a Nossa Senhora. A fé na intercessão da Imaculada Conceição é vivenciada de maneira extraordinária em Recife (PE). A festa é celebrada há 118 anos, uma devoção que surgiu em 1904 com a imagem que chega da França até o Alto da Bela Vista.

A festa do Morro é uma das devoções marianas mais expressivas do Nordeste. O vice-provincial da Província de Recife, o missionário redentorista padre Luiz Vieira, conta que, quando a imagem chegou de navio, foi muito bem pensado o melhor local para inserir o belíssimo presente e iniciar essa grande devoção.

Com a chegada da imagem da Imaculada Conceição, deu-se início à Comunidade do Morro da Conceição, o ponto mais alto da cidade de Recife. Padre Luiz explica que “não foi fácil a imagem chegar até o local, e hoje, de fato, temos uma grande festa. Uma grande expressão de religiosidade popular na Arquidiocese de Olinda e Recife”.

Uma devoção que se estende ao longo dos meses. O local recebe semanalmente milhares de pessoas de vários lugares do país. Durante o período de festa, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas participam dessa grande tradição.

Devoção a Nossa Senhora da Conceição

Muitos devotos conhecem desde pequenos o amor à Imaculada do Morro. A professora, Silvia Bezerra, conheceu a devoção por meio de sua mãe. “Desde criança, minha mãe me levava para o Morro. Ela vai fazer 92 anos, e continua com toda a devoção”, conta a professora.

Silvia se encantou com a festa e, desde 1998, se dedicou às atividades da Paróquia do Morro da Conceição. A fé e a confiança em Nossa Senhora da Conceição do Morro foram diferenciais quando a devota recebeu a confirmação de um tumor maligno em 2019. “Pedi a intercessão de Nossa Senhora, que me ajudou durante toda a caminhada. E hoje estou aqui, contando a minha história”, relata emocionada a devota.

Foram quatro anos de tratamento, a esperança na intercessão da mãe do Morro da Conceição foi o vigor necessário durante todo o processo. Assim, Silvia conseguiu passar o período de dor sendo amparada e a certeza na vitória.

O cuidado, o carinho e o amor de Nossa Senhora da Conceição descem o Morro e conquistam os fiéis de outras paróquias e capelas da região que têm a Imaculada Conceição como padroeira. Em 2022, o local recebeu o título de Patrimônio Cultural e Material do Estado de Pernambuco.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno