Notícias

CNBB lança o livro “Arquitetura da Impunidade”

Publicação é um diálogo com a sociedade brasileira sobre visão sistêmica da mineração

 O lançamento do livro “Arquitetura da Impunidade” faz parte da programação da Campanha Nacional Laudato Si’, que ocorre de 21 a 28 de maio de 2023, um evento que marca o oitavo aniversário da Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco sobre o cuidado com a criação.

Os dois maiores desastres ambientais da história do Brasil foram relatados no livro “Arquitetura da Impunidade”, lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 5 de novembro de 2015. E do Córrego do Feijão, em Brumadinho, também em Minas Gerais, em 25 de janeiro de 2019. Esses desastres causaram impactos socioambientais extremamente graves que até hoje não foram completamente reparados.

O bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA), Dom Vicente Ferreira, que também é secretário da Comissão para a Ecologia Integral e Mineração da CNBB, afirma que a situação de Mariana e Brumadinho é considerada crime. “Primeiro, para os atingidos, as comunidades e agentes. E para o restante da sociedade, que após todos esses anos ninguém foi julgado”.

O livro é um pedido de reparação aos atingidos e será entregue para os bispos da Igreja no Brasil, pois vários outros territórios padecem por violações em relação aos direitos humanos e da natureza. A obra serve como um alerta sobre a necessidade de diálogo com o Estado e a população, além de propor um convite para a participação ativa de todos.

Lançamento 

O lançamento da obra “Arquitetura da Impunidade” ocorreu em uma roda de conversa com estudantes, pesquisadores, apoiadores do tema e religiosos na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Além de Dom Vicente, participaram do debate Wellington Moreira Azevedo, representante do Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio e coautor do livro e o Frei Rodrigo Péret, organizador do livro e membro da comissão.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno