Especial

Romaria 2023: Portal da fé é símbolo de espiritualidade

Na entrada da Capital da Fé de Goiás, devotos já sentem a emoção transbordar

Percorrer 16 quilômetros para chegar até o trevo de Trindade, Capital da Fé de Goiás, é a tradição de muitos romeiros que saem a pé de Goiânia para cumprir uma promessa depois de receber uma grande graça. A entrada principal da cidade já é um convite espiritual aos devotos, onde podem se colocar diante de uma grande Imagem do Divino Pai Eterno e fazer suas orações e agradecimentos. Esse local é conhecido como Portal da Fé.

Difícil é não se emocionar, pois é o primeiro contato do romeiro com a terra do Pai Eterno. Segundo o missionário redentorista padre Edinisio Pereira, “ao passar pelo Portal da Fé o romeiro já entra no mistério da devoção ao Divino Pai Eterno”. O portal é considerado a introdução ao mistério da Santíssima Trindade.

Muitos que chegam à cidade fazem questão de registrar o momento, seja por fotos ou vídeos, mas levam a lembrança do primeiro contato com a terra do Pai Eterno. De acordo com o padre Edinisio, o romeiro sai da sua casa espiritualmente preparado. Ao chegar no Portal da Fé e fazer a sua oração, automaticamente o símbolo do portal leva o romeiro ao encontro do que ele busca, ou seja, seu encontro com Deus.

Do portal até o Santuário Basílica, os romeiros percorrem cerca de um quilômetro. Uma caminhada que fortalece o lado espiritual, já que todo o trajeto é marcado por várias imagens que ficam expostas como referência para a realização de orações.

Durante o percurso, cada imagem tem um significado especial. A primeira é a de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, já que os Missionários Redentoristas tornaram essa devoção conhecida em todo o mundo. Em seguida, vem a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e Santa Luzia, protetora da visão.

No decorrer, os devotos perpassam também pelas imagens de São Sebastião, São Francisco de Assis e Nossa Senhora da Abadia. O percurso chega ao fim com Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, sinalizando que a caminhada está chegando ao fim.

A Casa do Pai está próxima. E ao chegar ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, a emoção toma conta, pois significa que mais uma promessa foi cumprida pela graça de Deus. O que muitas pessoas não sabem é que a caminhada é apenas o primeiro passo de uma romaria completa. Após esse momento de penitência, é necessário participar de dois Sacramentos: a Confissão e a Eucaristia, para se consagrar completamente ao Divino Pai Eterno.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno