Notícias

Entenda a diferença entre o Catecismo da Igreja Católica e o Código do Direito Canônico

Padre Walmir Garcia explica a diferença

Você sabia que existe diferença entre o Catecismo da Igreja Católica e o Código de Direito Canônico? O missionário redentorista, padre Walmir Garcia, explica que o Catecismo é o texto de referência seguro e autêntico que fundamenta o ensino da doutrina católica. Por isso, desde muito cedo, as crianças são orientadas por seus pais a fazer catequese e conhecer um pouco mais sobre a religião. Os catequistas levam aos seus formandos os ensinamentos sobre quem é Jesus e orientam as pessoas para que possam seguir nesse caminho de fé.

O Catecismo é estruturado em quatro partes: o Credo, a Sagrada Liturgia, o Agir Cristão e a Oração Cristã. As fontes utilizadas são também quatro: a Sagrada Escritura, os Santos Padres, a Liturgia e o Magistério da Igreja. Tudo isso é pensado como uma exposição completa da fé e da doutrina católica. Já o Código de Direito Canônico representa as leis eclesiásticas sobre os direitos e deveres dos fiéis e do clero, a hierarquia da Igreja, os institutos de vida consagrada, as comunidades de vida apostólica, as obrigações da Igreja em ensinar e santificar, os sacramentos, o culto divino, os templos sagrados e até mesmo os delitos das sanções e os processos da Igreja.

O objetivo desses direitos canônicos é guiar os cristãos em relação aos seus direitos e deveres. Por ser uma doutrina global e contar com o maior número de fiéis, existe essa necessidade no catolicismo de que as pessoas tenham leis a seguir em seu caminho de fé.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno