Notícias

Laudato SI’: movimento une pessoas e organizações em prol da preservação

O cuidado com a Casa Comum é feito nas pequenas ações do dia a dia

Reprodução: freepik

Em 2015, o Papa Francisco escreveu a encíclica Laudato Si’, que trata do cuidado com a Casa Comum, o planeta Terra. Desde então, várias iniciativas começaram a surgir em prol da preservação ambiental com base nas palavras do Pontífice. Uma dessas ações é o “Movimento Laudato Si'”, que reúne pessoas e instituições de todo o mundo.

Desde 2015, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM – Brasil) realiza uma série de debates, reunindo dioceses para aprofundar na Carta Encíclica e planejar os processos de intervenção com base nas orientações da Laudato Si’, voltadas para as questões ecológicas, como explica a assessora da REPAM, Márcia Oliveira.

O documento afirma que todos são responsáveis pela Casa Comum. É um chamado central e um convite à reflexão sobre as ações em relação ao meio ambiente, considerando os riscos que o planeta enfrenta. Segundo a assessora, todos podem, com atos simples, fazer a diferença, “seja ao utilizar a água com consciência, ou cuidar do lixo que é produzido no dia a dia”.

São muitas as iniciativas, desde a reciclagem e a transformação do lixo em adubo até ações mais amplas. Desde que cada um faça sua parte, as pequenas ações levam a uma mudança cultural.

Laudato SI’

É uma encíclica do Papa Francisco publicada em maio de 2015. Ela trata sobre o cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, assim como questões mais amplas sobre a relação entre Deus, os seres humanos e a Terra. O subtítulo da encíclica, “Sobre o Cuidado da Casa Comum”, reforça esses temas-chave.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno