Redentoristas

Assembleia Geral dos Redentoristas

Redentoristas se reuniram para definir sobre a unificação da província

Novos tempos para os Missionários Redentoristas do Brasil. A capital pernambucana sediou a Assembleia Geral dos Redentoristas das Províncias de Goiás, Recife e Fortaleza.

O encontro teve início na segunda-feira (6 de fevereiro). Participaram do evento aproximadamente 120 religiosos, entre padres e irmãos. Eles discutiram sobre várias propostas que giram em torno da unificação das três províncias.

De acordo com o padre Luiz Vieira, vice-provincial da vice-província do Recife, durante o evento foram analisadas três pautas. “Refletir, discutir e votar a Lei Eleitoral em setembro a assembleia do novo governo da província. Outro tema, é o processo formativo dos redentoristas. E por fim, as questões administrativas financeiras”, disse padre Luiz.

O encontro terminou nesta sexta-feira (10), e contou com a presença do Conselheiro Geral da Congregação Redentorista na América Latina e Caribe, Jairo Diaz. De acordo com o conselheiro, “o encontro parte da igreja, para que pela força e espírito, possa evangelizar os mais necessitados com grande alegria, com a força de Deus”.

Essa unificação já é pensada há 30 anos. Vários eventos foram realizados visando a reestruturação dessas províncias em prol de fortalecer a missão. “É um momento para pensar novas estruturas, para que alcancemos a melhor forma para a finalidade da congregação”, informa o Superior Provincial de Goiás padre João Paulo Santos.

Para o vice-provincial da vice-província de Fortaleza, padre Júlio Ferreira, “estamos vivendo um processo, é uma travessia que nos leva ao novo. Estamos na terceira assembleia com representantes das três unidades, e somos missionários da esperança”, conta padre Júlio.

A grande assembleia para a escolha do nome e da sede da nova província acontece de 25 a 27 de setembro, no Centro Pastoral da Diocese de Goiás. A nova província unificada vai contar com cerca de 180 Missionários Redentoristas.

Criação de uma nova unidade: Província de Brasília

Reunidos na Colônia Salesiana, entre os dias 6 e 10 de fevereiro, em Jaboatão dos Guararapes-PE, aconteceu a Assembleia Geral dos Redentoristas das unidades de Fortaleza, Goiás e Recife. Participaram mais de cem religiosos, além de representantes leigos das três unidades; dos representantes do Governo-Geral, padres Jairo Díaz e Francois Stanula; do Procurador-Geral da Congregação, padre José Carlos Júnior; e do coordenador da Conferência da América Latina e Caribe, padre Marcelo Conceição de Araújo.

O encontro foi importante para a organização da criação da nova unidade, prevista para o mês de setembro de 2023. Foi aprovada a legislação que vai regular o início da nova Província, bem como a apreciação de uma proposta para o diretório econômico e administrativo.

A assembleia aprovou a cidade-sede e o nome da nova unidade: Brasília, a capital do país.