Redentoristas

Missionários da reconciliação à disposição dos romeiros

O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade tem duas frentes missionárias […]

O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade tem duas frentes missionárias de trabalho constante: a evangelização nas celebrações e o atendimento das confissões. No subsolo da igreja, todos os dias, um grupo de missionários redentoristas está pronto para acolher e celebrar com os devotos a misericórdia de Deus.

Eles seguem a inspiração e o mandato de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, que é o padroeiro universal dos confessores. O título foi dado pelo Papa Pio XII, em 1950. Eles seguem a doutrina, segundo o Catecismo da Igreja Católica, que define o sacramento da reconciliação como sinal de conversão, de penitência, de confissão e de perdão dos pecados.

Pe. Rimar César Diniz, missionário redentorista, em texto publicado em 2013, esclarece: “Confessar é reconhecer que somos peregrinos na história, irmãos com irmãos, pecadores, frágeis e carentes de aprendizados. Por vez, o confessionário não pode ser reduzido a um ‘mercado’ de concessões, um lugar onde se oferece o perdão, é preciso situá-lo como parte de um processo que demanda acolhida, acompanhamento, discernimento e integração “. E complementa: “Nem o confessor é todo empoderado nem o penitente é completamente paciente, desprovido de forças e possibilidades. A equidade dessa relação deve ser alcançada por meio do diálogo fraterno à luz da Palavra de Deus. Santo Afonso, patrono dos confessores, assinala alguns ofícios do confessor que o coloca, não como o senhor da misericórdia, mas como um parceiro em diálogo“.

Seguindo essa compreensão, os Missionários Redentoristas atendem as pessoas no Santuário. Durante a Romaria, o número de pessoas aumenta na espera pelas confissões, mas a coordenação do Santuário convidou mais padres para o atendimento, inclusive sacerdotes diocesanos que generosamente se colocaram à disposição para o atendimento do romeiro.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno