Momento de celebração conta a história da Diocese
Em comemoração ao centenário da Diocese de Barra do Piraí, em Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, foi lançada na manhã de terça-feira (25) a revista sobre os cem anos de caminhada, que apresenta o contexto histórico e traz memórias que marcaram o desenvolvimento da igreja em particular. A abertura do evento aconteceu na Cúria e foi marcada por um momento de oração com o bispo diocesano, Dom Luiz Henrique.
A revista busca valorizar o contexto histórico da rica caminhada da Diocese e relembra nomes importantes que contribuíram para que esses 100 anos fossem celebrados. O centenário contou com a contribuição de diversas pessoas, entre religiosos e leigos.
A edição histórica e comemorativa celebra o jubileu da Diocese. De acordo com o bispo de Barra do Piraí, “foram três anos de preparação para este momento, com muitos relatos históricos e fundamentados em textos e fotografias do acervo diocesano”. O membro da Comissão Histórica da Diocese, padre Flávio Luís, informa que a revista só foi possível devido aos antecessores que registraram a caminhada realizada pela igreja, “e a história continua sendo escrita. Daqui a cem anos, este material poderá ser utilizado, preservando o trajeto pelo qual caminhamos”.
Para que a revista centenária fosse escrita, 12 pessoas colaboraram, entre religiosos e leigos. O material contém 40 páginas, com 18 capítulos e começa a ser vendido na quarta-feira (26/07), no dia da padroeira da Catedral de Sant’Ana.
A revista conta com tecnologias modernas, ela “está interativa com QR Code, para poder acessar outros documentos e textos. Preservando a rica história da nossa Diocese”, conta o membro da Comissão Histórica da Diocese, padre Daniel Cezar.
Celebrar o centenário da Diocese é, sem dúvida, o tempo da graça, oportunidade para louvar o Pai Eterno com entusiasmo pelos acontecimentos desses momentos que marcaram a história e, claro, olhar para frente, antenados com os desafios do futuro.
Deixe o seu Comentário

Que surpresa agradabilíssima! Fico muito feliz, e até emocionada, em ter a oportunidade de rever momentos memoráveis de minha vida, de toda a minha família e de toda a comunidade da querida Catedral de Sant’Ana (Barra do Piraí).