Especial

Missionários Redentoristas prestam homenagens ao Pe. Clóvis Bovo

Uma vida dedicada à missão e um legado de trilhar os passos de Jesus Cristo

Padre Clóvis de Jesus Bovo voltou ao Pai no dia 31 de julho de 2023, aos 95 anos de idade. Mais de 70 anos foram dedicados aos Missionários Redentoristas. Ele era natural de Boituva, São Paulo. Antes de seu nascimento, missionários realizaram uma missão pela região e, ao passar na casa dos pais, pediram para reservar um dos filhos para a Congregação.

Sem ter conhecimento dessa visita anos antes, Clóvis Bovo ao completar 10 anos, dá o primeiro passo para a sua vocação e entra para a Congregação do Santíssimo Redentor. Aos 26 anos se torna um sacerdote e segue para Roma, onde estudou comunicação. Em seguida, trabalhou na cidade de Aparecida, interior de São Paulo. Lugar onde permaneceu por 15 anos no trabalho missionário, depois seguiu caminho para Goiás.

Jornalista, poliglota e autor de vários livros. Alguém que gostava muito de falar sobre a vida dos Santos. Segundo o missionário padre Welinton Silva, padre Clóvis era um santo que falava dos Santos. “Falar do padre Clóvis é sempre uma alegria, porque ele nos deixa um grande exemplo de missionário redentorista. Padre Clóvis foi um homem que com muito cuidado zelou pela sua santidade e vocação. Para mim, fica o exemplo de um homem incansável, que buscou sempre trabalhar em prol do Reino de Deus, fosse no atendimento aos doentes independente da hora, fosse na celebração da Santa Missa ou ainda nos plantões de confissões que ele ficava horas a fio. Padre Clóvis, que foi um homem muito pedagógico, usou da pedagogia do Evangelho para ensinar muita gente a entender a palavra de Deus. E mesmo com toda a sua erudição, era um homem muito discreto. Procurava sempre fazer tudo com muito esmero e muito esforço para que de fato o melhor fosse oferecido para Deus. Fez valer o voto de não perder um minuto sequer da sua vida com outra coisa, senão aquela do trabalho para com o Reino de Deus. Nos momentos do seu ócio, se assim poderíamos chamar, ele buscava fazer terços de contas de lágrimas. Ele buscava se aperfeiçoar nesse trabalho manual, quando não estava traduzindo em línguas que ele conhecia muito bem, como alemão, inglês, espanhol, italiano e tantas outras com as quais ele tinha contato para a tradução de livros. Padre Clóvis que se dedicou de modo incansável à causa do padre Pelágio. E nós podemos afirmar que o padre Clóvis foi um santo que falou do Santos. Na Rádio Difusora, ele sempre falava do santo do dia, de forma clara e simples para que todos entendessem. Um homem muito discreto na vida da comunidade, mas com uma presença consoladora e fraterna. Hoje, tenho certeza que ele já celebra o Dia de Santo Afonso ao lado de nosso pai fundador. Que Deus o acolha, que Nossa Senhora o abençoe sempre em sua jornada neste momento diante de Deus”, diz padre Welinton Silva.

Para o padre Aragonês de Jesus, “padre Clóvis foi um grande missionário e aqui eu quero destacar uma atitude dele que mostra o zelo dele na missão. A disponibilidade dele, as visitas aos doentes, algo que de fato ele assumia além daquilo que era de obrigação. Não tinha um momento que ele dizia não, só se ele não soubesse”.

Nos últimos anos de vida, padre Clóvis de Jesus Bovo viveu na comunidade do Perpétuo Socorro, localizado em Abadia de Goiás. Local onde há toda uma acolhida e cuidado com a saúde dos Redentoristas que muito se dedicaram à evangelização. Padre Gercé Borges é o responsável pela comunidade e contou sobre a presença de padre Clóvis. “Um santo homem na paciência, nunca reclamou de nada. Agradeço a Deus pelo privilegio de ter cuidado dele neste período, foram sete anos de muito aprendizado ao cuidar de alguém que tanto zelou pelos outros”, disse padre Gercé.

Irmão Sebastião Camargos, CSSR, conheceu padre Clóvis na década de 1970, em Aparecida do Norte (SP) e diz: “Quando o padre trabalhava na gráfica do Santuário, onde ele ajudou a fazer tantos jornais, e nos últimos 40 anos aqui em Goiás, onde ele atuou tão bem nas missões. Homem humilde que fez tanto pelo povo”, falou o irmão.

Para o padre João Bosco de Deus, “padre Clóvis foi um homem santo por todos aqueles que o conheceram. Um homem muito devoto, muito voltado a Deus, que atuou de forma muito bonita ao realizar a sua missão. Nós Redentoristas, agradecemos ao Divino Pai Eterno por essa vida tão linda e grandiosa. Continuamos a trilhar o caminho por nosso Senhor Jesus Cristo”, finalizou padre Bosco.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
13 Cometários
  • Miriam Rodrigues
    8/8/2023 - 08:32:13

    Padre Clóvis éra muito amigo da família Rodrigues, situada aqui no pico dos Marins em piquete,sp. Lugar onde visitou muitas vezes e gostava muito,dizia que éramos irmãos de coração dele. Onde ele trouxe até nós o conhecimento do padre pelágio. Éra um santo falando de outro. Deixou muita sds e lembranças boas.

  • Tânia Maria de Macedo
    8/8/2023 - 08:39:11

    Quero aqui prestar minhas condolências a família redentorista, realmente padre Clóvis era um santo padre, tive o prazer de conhece-lo. Que nossa mãezinha o tenha recebido em seus braços.

  • Jorge da Rocha
    8/8/2023 - 10:00:10

    Muito bonito esse trabalho dos redentoristas

  • Enilson Marques
    8/8/2023 - 13:29:46

    Tive a graça de morar na mesma casa com o Pe. Clóvis durante um ano. Aprendi muito com sua humildade e histórias. Nos ajudou muito na espiritualidade no período do noticiado em Abadia de Goiás.

  • Afonso Mariano Alves
    9/8/2023 - 14:23:59

    Mais um homem que viveu para o bem. Um missionário exemplo de dignidade e competência no seu trabalho de evangelização. Me sinto privilegiado por ter convivido com ele, de ter recebido, por diversas ocasiões, suas orientações que foram importantíssimas para minha formação, para a vida toda e quando fui seminarista redentorista em Goiânia. Que Deus o tenha e que seu exemplo permaneça.

  • Abelardo
    9/8/2023 - 16:54:59

    Os Padres Redentoristas são sacerdotes únicos. A Congregação assim como um todo são padres santos. Tive o privilégio de conviver com alguns e que nossa Senhora do Perpétuo Socorro os abençoe sempre.

  • Marcos Piovesan
    10/8/2023 - 09:52:34

    Padre Clóvis foi, sem dúvidas, exemplo para toda a comunidade redentorista e vivenciou a sua santidade entre nós! Que Deus lhe conceda o descanso eterno!

  • Maria das Graças Ramos Pinheiro
    10/8/2023 - 11:09:56

    Padre Clóvis, interceda por nós! Testemunho de vida exemplar, já o consideramos um santo. 🙏🙏🙏🙏

  • Inácia Miná da Silva
    10/8/2023 - 14:27:55

    Dá-lhe, Senhor, o eterno descanso e que a luz Perpétua o ilumine. 🙏🔥

  • Maria Inês
    12/8/2023 - 14:46:52

    Um irmão muito querido. Quando ele podia vinha a Sorocaba. Ultimamente eu o visitava duas vezes no ano. Como ele ficava feliz com minha presença. A despedida era sempre chorosa. Ah, que saudades ele deixou! Mas descansou, está com os pais que ele tanto amava.

  • Maria Lúcia
    13/8/2023 - 21:58:55

    Pe. Clóvis querido, saudades quando às 18h na Matriz se rezava o Terço na intenção da santificação do nosso amado Pe. Pelágio. Que Nossa Senhora interceda e continuemos em oração. Pe. Clóvis, um Santo Apóstolo, que sua luta continue.

  • Clovis Gilberto dos Santos
    14/8/2023 - 09:29:56

    O Senhor Deus tem uma missão para cada filho, mas só trilha o caminho do amor e da fé aquele que é perseverante no amor de Deus.

  • Raimundo César Goulart Graça
    14/8/2023 - 12:42:47

    Que o Padre Clóvis já esteja junto de Santo Afonso e Nossa Senhora da Glória. Conheci pela primeira vez a Santa Igreja Católica em uma missão dos Padres Redentoristas e como é bela a Santa Igreja Católica. Viva Santo Afonso Maria de Ligório. 🙏🙏🙏🙏👏👏👏👏

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno