Notícias

Museu Franciscano conta com história e fé

Lugar para conhecer a história, a riqueza e cuidado dos capuchinhos

Reprodução

Para fazer memória ao trabalho dos Frades Capuchinhos no Vale do Mucuri, foi criado um museu anexo ao Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri, Minas Gerais. O espaço foi montado com o objetivo de reviver os passos dados pelos religiosos que chegaram na região em 1873, evangelizaram os povos originários e contribuíram para o surgimento das primeiras comunidades. Uma exposição que proporciona uma rica experiência para aqueles que visitam a cidade pela primeira vez.

Para o morador de Belo Horizonte (BH), Agnaldo Rosemberg, é um momento para conhecer a história da cidade. “Ao visitar a cidade, não temos a dimensão da riqueza e detalhes do local. Com a exposição, podemos mergulhar em toda história e conhecer os detalhes e ver todo o esforço da Igreja em manter viva as memorias”, disse.

Ao longo da exposição, são mostrados os 150 anos dos Franciscanos no Vale do Mucuri. Para quem é de fora, uma grande oportunidade de conhecer o início de tudo. Para quem é da cidade, um momento para reviver cada detalhe. Foi o que fez Cláudia Guimarães, “muitas coisas mudaram e estou revivendo toda a história da cidade. E eu fico maravilhada com tudo isso”.

Ficam em exposição peças próprias e até mesmo objetos doados pela comunidade, e que fazem parte da história de Itambacuri. Vitória Ribeiro veio dos Estados Unidos e sonhava em conhecer a cidade em que a mãe nasceu. Elas aproveitaram a viagem para conhecer o museu e aprofundar no passado, garantindo assim boas memórias. Segundo Vitória, “estou conhecendo uma outra parte que eu não sabia. E aprendendo uma outra cultura, vendo onde minha mãe nasceu e cresceu. Isso tudo é muito interessante”.

As visitas à Casa Museu dos Frades Capuchinhos são guiadas e, por isso, necessitam de agendamento.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Antonio Bessa de Almeida
    10/8/2023 - 16:30:00

    Em 1973 morei lá como seminarista. Em 1976, junto com o hoje Padre Lauro Esteves Lima, filho da terra, fizemos os votos como Frade Franciscano com celebração nesse santuário.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno