Notícias

Papa no Ângelus: servir ao próximo com alegria

Motivado pela Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, Francisco destaca serviço e louvor

Reprodução: Vatican Media

Da redação, com Vatican News

Na terça-feira (15), o Papa Francisco rezou o Ângelus em ocasião da Solenidade da Assunção da Virgem Maria. No Brasil, essa Solenidade será celebrada no domingo (20). Aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano, o Pontífice destacou dois aspectos: o serviço e o louvor.

Francisco citou o “alegre cântico do Magnificat” (cf. Lc 1,46-55), que Nossa Senhora proclamou durante a visita à sua prima, Santa Isabel. O Santo Padre ressaltou que, para ir a esse encontro, a Virgem Maria passou por uma região montanhosa, precisando “subir”. Nesse sentido, ele traçou um paralelo entre esse trajeto e o caminho feito por Jesus ao longo de Sua vida, rumando a Jerusalém, lugar da doação de si mesmo na cruz. Jesus e Maria, em suma, percorrem a mesma estrada: duas vidas que sobem em direção do alto, glorificando a Deus e servindo aos irmãos; duas vidas que vencem a morte e ressuscitam; duas vidas cujos segredos são o serviço e o louvor”, afirmou o Papa.

Na sequência, o Santo Padre se ateve a falar sobre os aspectos do serviço e do louvor na vida de Maria. Ao primeiro, referiu-se como “o amor que eleva a vida”, uma vez que quando alguém se abaixa para servir outra pessoa, é que acaba se elevando. “Ajudar custa! Nós também experimentamos isso, na fadiga, na paciência e nas preocupações que o cuidado com os outros acarreta. É fadigoso, mas é subir em direção ao alto, é ganhar o céu”, explicou.

“O louvor aumenta a alegria. O louvor é como uma escada: eleva os corações. O louvor eleva o espírito e supera a tentação de se abater. Como é bom louvar a Deus todos os dias, e também os outros! Como é bom viver de gratidão e de bênção em vez de lamentações e queixas, levantar o olhar em direção do alto ao invés de ficar de mau humor”, disse o Santo Padre.

Em continuidade, ele convidou os presentes a refletir, fazendo algumas perguntas: “Vamos nos perguntar: vivo meu trabalho e minhas ocupações diárias em um espírito de serviço? Dedico-me a alguém gratuitamente, sem buscar benefícios imediatos? E pensando no louvor: sei, como Maria, exultar em Deus (cf. Lc 1:47)? Eu rezo abençoando o Senhor? E, depois de louvá-lo, espalho sua alegria entre as pessoas que encontro?”.

Por último, o Pontífice rezou para que Nossa Senhora, por meio do louvor e do serviço, ajude o próximo a subir cada vez mais alto.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Miguel Ramos da Silva
    15/8/2023 - 17:51:14

    É verdade, louvor, adoração e serviço ao Reino de Deus, agrada muito a Deus.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno