Notícias

Experiência Camiliana: Ordem dos Clérigos Regulares Ministros dos Enfermos

Uma vida de levar conforto ao outro

Reprodução: Freepik

A Ordem dos Clérigos regulares Ministros dos Enfermos, também chamados de Camilianos, é uma ordem fundada em 1590 pelo religioso italiano Camilo de Lellis. Atuantes ativos na assistência espiritual e física aos doentes.

O padre Fábio Eduardo é formador do Aspirantados Camilianos no Paraná. Há 20 anos, ele atua na ordem, tendo começado quando trabalhava como profissional da saúde em um hospital de sua cidade. “Eu cuidava dos doentes, e então decidi fazer essa experiência de cuidado ao próximo de uma forma completa. Não somente fisicamente, mas também com o cuidado espiritual”, conta o religioso.

Do sentimento de fraternidade a vocação brotou e germinou, levando o padre a acompanhar pessoas em situação de câncer. Segundo ele, “nesses momentos de companheirismo eu mais aprendo do que ensino”, explica o padre que vai para o hospital para realizar as visitas para os atendimentos da Unção dos Enfermos e celebração de Eucaristia.

Durante esses momentos de visita, uma situação foi conflitante para o padre. Na ala de cuidados paliativos, onde as pessoas ficam por tempo indeterminado, “uma moça me pediu para ajudá-la a morrer. Isso atingiu meu coração, e eu pensei, ela acha que isso aqui é o fim. Fiz orações com ela, e passado algum tempo ela partiu. Mas até hoje me lembro, e rezo”, finaliza padre Fábio.

Não importa a profissão em que você trabalha, não importa a religião, o que importa é sempre estar de ouvidos abertos para o próximo. Em um vídeo do Papa Francisco para uma igreja aberta a todos, em outubro de 2022, o Pontífice diz: “com espírito sinodal, precisamos aprender a escutar uns aos outros, a reaprender a arte de falar com o outro sem barreiras ou preconceitos, inclusive, de uma forma particular, aos que estão fora, à margem, para buscar a proximidade, que é o estilo de Deus”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno