Obra traz os relatos dos primeiros que pisaram em terras brasileiras
Em comemoração aos 150 anos da chegada dos Frades Capuchinhos Franciscanos ao Brasil, o escritor mineiro Wallace Gomes lançou o livro “150 anos de evangelização em Itambacuri”, que traz a história desses missionários que vieram de longe para evangelizar em nosso país.
De acordo com o escritor, ele buscou resgatar a história dos Freis Capuchinhos em terras brasileiras. “Do primeiro momento que eles chegaram no país eu transpus para o livro, resgatando a história dos percursores, como Frei Serafim, Frei Ângelo e depois os outros que vieram e deram sequência na evangelização de nossa cidade”, conta Wallace.
O livro é uma homenagem aos religiosos e também à cidade que surgiu da fé dos povos originários e da simplicidade de quem começou a povoar a região do Vale do Mucuri. De acordo com o autor, “há uma religiosidade muito grande do povo, é intrínseco às pessoas esse espírito religioso, então eles têm realmente essa devoção não só com Nossa Senhora dos Anjos, mas uma devolução e agradecimento aos freios franciscanos”.
A obra serve como base de pesquisa para aqueles que desejam conhecer a história da região, pois o escritor resgata todo o processo de colonização e, ao mesmo tempo, desperta o interesse de quem lê a fazer uma viagem ao passado. “Eu tentei registrar porque é uma forma de ficar para prosperidade. E levar ao conhecimento público o que realmente aconteceu na história”. A inspiração surgiu de uma das obras lidas pelo escritor e se fortaleceu com a festa de 150 anos, um presente dado a toda a comunidade de Itambacuri no interior de Minas Gerais.
Deixe o seu Comentário

Aqui em Uberlândia, saúdo a memória de um dos mais antigos Frades Capuchinhos no Brasil: Santo Puglisi – Frei Antonino. Ele ergueu grandes obras de assistência social nesta cidade e foi eleito Cidadão Honorário. Uma pessoa boníssima e que deixou-nos no ano de 2.004.
No romance, Noite em Paris, que publico no blog de mesmo nome, tem o personagem Capuchinho Frei Teodoro, professor de música e matemática, organista, compositor e cantor, baixo profundo.