Especial

Mês da Bíblia 2023: momento para vestir-se de nova humanidade

A Igreja no Brasil convida todos a mergulhar na palavra do Pai

Reprodução: Freepik

Setembro é o mês dedicado à Bíblia, e no Brasil, os bispos escolheram o nono mês do ano em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30 de setembro. O santo viveu entre 340 e 420, foi secretário do Papa Dâmaso e por ele encarregado de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura.

Ao falar sobre a centralidade da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, o teólogo e escritor Frei Betto, em entrevista à Rádio Vaticano – Vatican News, fez as suas considerações e ressaltou que “todos devem voltar à leitura do Evangelho. Procurar entender o texto dentro do seu contexto”. O religioso dominicano frisou ainda que é preciso entender o conjunto da pregação e do testemunho de Jesus para ver que Ele veio realmente nos trazer um novo modelo civilizatório, que Ele denominava Reino de Deus.

Nesse sentido, para celebrar o Mês da Bíblia, a igreja convida a todos a mergulharem na palavra do Divino Pai Eterno, a amá-la cada vez mais e a fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada. É extremamente importante entrar em contato com a palavra para se firmar em Cristo e poder testemunhá-Lo neste mundo.

Nas Escrituras Sagradas está tudo aquilo que Deus quis comunicar com seus filhos e filhas em relação à salvação. Jesus é o centro e o coração da Sagrada Escritura. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o povo de Deus.

Ao ter contato com a Bíblia e ler, não devemos esquecer que Cristo é a revelação máxima de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus. Todas as palavras da Sagrada Escritura têm seu significado definitivo n’Ele, pois é no mistério de Sua Morte e Ressurreição que o plano de Deus Pai para a salvação da humanidade se cumpre plenamente.

Carta aos Efésios
O lema do Mês da Bíblia de 2023, “Vestir-se da nova humanidade”, é extraído de Ef 4,24 e está inserido numa exortação da carta, na qual o autor apresenta aos batizados e batizadas, no que consiste assumir a vida nova, após a adesão a Cristo pelo batismo.

É uma carta deuteropaulina, ou seja, foi escrita por um dos seguidores do apóstolo Paulo e tem como tema principal a igreja e a vida comunitária. Essa carta, junto com os demais escritos desse período, demonstram como se edificaram as primeiras comunidades cristãs, buscando construir uma identidade de seguidores de Jesus Cristo em diálogo com os contextos culturais de sua época.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno