Notícias

Fumaça resultante de queimadas cobre a cidade de Manaus

Situação é alarmante, e faz pensar na Encíclica Laudato Sí do Papa

Reprodução: Agência Brasil

Desde a quarta-feira (11), a capital do Amazonas está encoberta pela fumaça proveniente das queimadas. Uma nuvem cinzenta cobriu prédios a pontos turísticos, como o Teatro Amazonas e a Ponte Rio Negro, encobrindo toda cidade de Manaus.

Tanta fumaça que as pessoas tiveram dificuldades para respirar, necessitando fazer uso de máscaras. O alto índice de poluição é consequência das queimadas que se espalham pelo estado. De acordo com a Polícia Federal, uma grande parte dos incêndios na região é causada pelas mãos humanas.

Apenas no mês de outubro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou mais de 2,6 mil focos de queimadas no Estado do Amazonas. Sendo o maior número de queimadas para o mês de outubro desde o começo do monitoramento, em 1988.

Papa pede pelas vítimas da injustiça ambiental, e para o cuidado com a casa comum
o Papa Francisco abordou a “necessidade de estar ao lado das vítimas da injustiça ambiental e climática. Esforçando-se para acabar com a guerra sem sentido contra a nossa casa comum, que é uma guerra mundial terrível. Exorto todos vós a trabalhar e rezar para que ela volte a transbordar de vida”, disse o Santo Padre.

Encíclica Laudato Sí
O texto da Encíclica do Papa Francisco pede por uma conversão ecológica. O material foi publicado em 2015, em seis capítulos, e propõe uma ecologia integral. Recordando que a terra “se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma mãe, que nos acolhe nos seus braços”. Esta terra agora, está maltratada e saqueada e ouvem-se os gemidos dos abandonados do mundo”, escreve o Papa Francisco.

É preciso uma “conversão ecológica”, evidencia o Papa na sua Encíclica. Uma “mudança de rumo”, para que o homem assuma a responsabilidade de um compromisso para o cuidado da casa comum. Um compromisso para erradicar a miséria e promover a igualdade de acesso para todos os recursos do planeta.

A Encíclica convida, assim, a praticarmos os sacramentos, em particular a Eucaristia, que “une céu e terra e nos orienta a ser guardiões de toda a Criação”. Então, “Laudato si”, conclui o Papa Francisco, porque “para além do sol, no final, nos encontraremos face a face com a beleza de Deus”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno