Notícias

Igreja do Brasil conta com 5 novos bispos nomeados pelo Papa

Mudanças ocorrem nas dioceses da Paraíba, em Maceió (AL), São Gabriel da Cachoeira (AM), Parnaíba (PI) e Manaus (AM)

Da Redação, com Vatican News

Na manhã desta quarta-feira (8), o Papa Francisco aceitou uma renúncia e fez 5 nomeações para a Igreja do Brasil. No Amazonas, o Pontífice aceitou a renúncia da diocese de São Gabriel da Cachoeira, apresentada por dom Edson Tasquetto Damian, nomeando o padre Raimundo Vanthuy Neto como novo bispo. Na diocese de Parnaíba, no Piauí, o Papa nomeou como bispo dom Edivalter Andrade, enquanto as arquidioceses de Manaus e da Paraíba agora têm novos bispos auxiliares e a de Maceió, um novo arcebispo coadjutor.

O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, apresentada por dom Edson Tasquetto Damian, por motivo de idade, conforme o Código de Direito Canônico. O Pontífice então nomeou como novo bispo do terceiro maior município brasileiro em extensão territorial, localizado na fronteira com a Colômbia e a Venezuela, o padre Raimundo Vanthuy Neto, do clero de Roraima, reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida e do Seminário Propedêutico.

Nomeação para Parnaíba, no Piauí
O Papa também nomeou bispo da vacante diocese da cidade litorânea de Parnaíba, no Piauí, dom Edivalter Andrade, transferindo-o da diocese de Floriano, no mesmo estado. A diocese de Parnaíba estava vacante desde a transferência de dom Juarez de Souza da Silva para a Arquidiocese de Teresina, em janeiro deste ano.

Nomeação para Manaus, no Amazonas
O Pontífice também nomeou um novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de Manaus (AM). Atendendo à solicitação do cardeal Leonardo Ulrich Steiner, foi escolhido o Pe. Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, atualmente pároco da catedral. Ele será titular de “Macri” e auxiliar na Arquidiocese de Manaus.

Nomeação para a Paraíba
Nesta quarta-feira (8), o Papa Francisco também acolheu a solicitação do arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, de poder contar com a colaboração de um auxiliar. Assim, nomeou o Pe. Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, do clero da diocese de Caicó (RN), como bispo titular de “Fata” e auxiliar da Arquidiocese da Paraíba. Padre Alcivan tem 51 anos e atualmente é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (RN).
 
A nomeação para Maceió
O Papa Francisco ainda acolheu o pedido do arcebispo de Maceió (AL), dom Antônio Muniz Fernandes, para poder contar com a colaboração de um coadjutor. O eleito pelo Papa foi dom Carlos Alberto Breis Pereira, atualmente bispo da Diocese de Juazeiro (BA). Dom Beto será bispo coadjutor da Arquidiocese de Maceió.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno