Especial

Congregação Redentorista celebra 291 anos

Quase três séculos de ajuda aos mais vulneráveis

A Congregação do Santíssimo Redentor celebra nesta quinta-feira (9), 291 anos de fundação. Os Redentoristas formam uma família com uma missão clara: levar a Palavra de Deus aos mais vulneráveis. Como seguidores de Jesus Cristo e discípulos de Santo Afonso Maria de Ligório, pai fundador da Congregação.

Tudo começou em 1732, quando Santo Afonso, em Scala (Itália), criou a Congregação. Segundo o superior provincial da Província de Brasília, padre João Paulo Santos, a fundação foi a resposta de um homem ao chamado de Jesus. No qual ele disse o seu “sim” e começou a atuar em favor dos oprimidos, o que continua sendo o carisma dos redentoristas.

Missionários no Brasil
Os primeiros redentoristas chegaram ao Brasil em 1983, vindos da Holanda, e se estabeleceram no Estado do Rio de Janeiro. Um ano depois, um novo grupo de missionários deixa a Alemanha com destino a Trindade (GO) e Aparecida (SP). Depois, vindo dos Estados Unidos, em 1929, um grupo de redentoristas surge nos estados do Mato Grosso e Paraná. Em seguida, os belgas, irlandeses e poloneses. Assim, as missões redentoristas no país ficam a todo vapor.

Neste ano de 2023, os Missionários passaram por uma reestruturação. “Deixando de ser 9 unidades para serem 3 grandes províncias, com os seus governos visando alcançar os mais empobrecidos. Indo nos lugares onde ninguém quer ir, e perpetuando a missão deixada por Santo Afonso”, diz o superior provincial de Brasília.

Missionários Redentoristas em números
Atualmente, segundo dados do Governo-Geral C.Ss.R, são 4.605 mil redentoristas em 80 países em todo o mundo. Divididos em: 57 bispos; 3.482 sacerdotes; 9 diáconos permanentes; 71 diáconos transitórios e 667 clérigos não ordenados. Desses, 103 são de profissão perpétua e 564 para profissão temporária. Há também 319 irmãos, sendo 275 de profissão perpétua e 44 temporária.

Missão Redentoristas
São muitas as missões pelo mundo nesses quase três séculos de serviço a Deus, por meio da Igreja Católica e em acolhimento aos menos favorecidos. A evangelização acontece em paróquias, santuários, missões populares, meios de comunicação social, obras sociais.

Os Redentoristas são também especialmente dedicados a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e foram nomeados pelo Papa Pio IX, em 1865, como guardiões e missionários do ícone desse título, que está consagrado na Igreja Redentorista de Santo Afonso de Ligório, em Roma.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
3 Cometários
  • Paulo Roberto Selbach Da Silva
    9/11/2023 - 06:37:57

    Parabéns aos Redentoristas, que haja continuidade neste belo trabalho que realizam.

  • Onivaldo Covre
    9/11/2023 - 17:12:02

    Parabéns aos Redentoristas! Graças a Deus, a Nossa Senhora Aparecida, ao Divino Pai Eterno, a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o trabalho dos Redentoristas, o Brasil está de pé.

  • Alexandre Bernardes
    9/11/2023 - 20:00:56

    Agradeço a Deus por esses Missionários que aqui chegaram e fazem tanto bem a muitas pessoas.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno