Especial

Dia da Consciência Negra

Momento de reflexão que ajuda a sociedade a compreender que o povo brasileiro é afrodescendente

Desde 2011, o Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil. Data que representa luta pela igualdade e resistência, entretanto, é também motivo de comemoração e agradecimento pelas expressões culturais e religiosas trazidas da outra margem do Oceano Atlântico. A memória dos quilombos representa um grito de liberdade que ecoa nos movimentos populares.

Para o bispo referencial da Pastoral Afro-brasileira e arcebispo de Feira de Santana, na Bahia, dom Zanoni Demettino Castro, “a data é um momento para reflexão e ajuda a sociedade a compreender que a maioria do povo brasileiro é afrodescendente. A Igreja não pode ficar alheia às dores e esperanças do povo negro”, disse o bispo em entrevista à Rádio Vaticano.

Para a comunidade negra, este dia é uma ocasião para fazer memória do ícone da luta contra a escravidão da população negra, Zumbi dos Palmares. Isso auxilia no combate ao racismo em todas as suas formas, além de fortalecer a busca diária por justiça e igualdade de oportunidades e restaurar os laços ameaçados da convivência social que nos fazem irmãos. Assim, celebrar a contribuição da comunidade negra para o enriquecimento do país.

A Igreja não pode ficar indiferente às dores e às esperanças deste povo
Chamada a evangelizar, a Igreja assume a missão de Jesus de ser uma boa notícia aos pobres, proclamando a libertação dos cativos e o ano da graça do Senhor. Por isso, a Igreja se pergunta como ser fiel ao mandato evangelizador do Mestre Jesus, ‘Ide pelo mundo, anunciai o Evangelho a todas as criaturas’, considerando que a maioria absoluta do nosso povo é afrodescendente. O caminho evangelizador deve abraçar a raiz, a cultura, a história, as alegrias e as dores desse contexto.

Criação da consciência negra
A criação do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi uma iniciativa do Grupo Palmares, em seu primeiro encontro, em Porto Alegre, no ano de 1971. A celebração faz parte do calendário escolar desde 2003 e foi instituída em todo Brasil em 2011. A data escolhida para comemorar o Dia da Consciência Negra correspondente ao dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares.

Entende-se por Consciência Negra a compreensão da importância da cultura e história dos negros no mundo. Ao longo do século XX, diversos movimentos denunciaram o racismo no Brasil e reivindicaram uma maior participação da população negra nos âmbitos artístico, intelectual e político.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno