Especial

O poder de rezar uns pelos outros

O ato faz parte dos ensinamentos de Jesus

Uma das melhores coisas que se pode fazer por alguém é rezar. Seja para pais, filhos, cônjuge, amigos, família, vizinhos, colegas de trabalho e pessoas necessitadas em todo o mundo. É por meio da oração que o Pai Eterno realiza as bênçãos sobre cada um de seus filhos e filhas amados. O melhor é pedir que o outro venha conhecer e compreender a perfeita vontade do Pai. E assim, crescer em sabedoria espiritual.

O ato de rezar pelo outro é tão importante que recentemente o Papa Francisco pediu para que as pessoas rezem por ele. Mas por que rezar uns pelos outros? Santo Tomás de Aquino apresenta que a oração coletiva é mais facilmente atendida. Afinal, Jesus nos ensinou que, onde dois ou mais estiverem reunidos, ele mesmo fará parte do grupo, sustentando-o e intercedendo por ele (Mt 18,20).

Na correria do dia a dia, as pessoas estão rezando cada vez menos. O radialista Malvão Bahia já pediu muito por ele e por familiares. Mas ultimamente faz agradecimentos rápidos, por isso, ele admite “eu preciso rezar mais, pois o mundo está precisando”. Já a restauradora de objetos religiosos, Luciene Xavier, tem o costume de rezar por todos os seus familiares e amigos.

Confiar em Deus, assim a Bíblia ensina o significado de uma oração. Parafraseando o livro de Jeremias, o presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Dom Vilsom Basso, diz que “feliz o homem que confia no senhor como árvore plantada à beira do riacho. O salmista dirá: a minha alma tem sede de Deus como terra sedenta e sem água. Viver na intimidade com o Senhor, cultivar esta proximidade, eis a sabedoria, eis o caminho para manter as nossas lâmpadas acesas. Eis o caminho para manter viva a alegria, a esperança, a serenidade, a coragem e a profecia. Orar individualmente, orar em família, orar na comunidade, orar uns pelos outros desde manhã até à noite. Viver na presença do Senhor, eis o caminho da vida e da fidelidade. Que o Senhor nos dê esta graça”.

A oração tem uma grande importância para os cristãos, tanto nas comunidades quanto no ambiente familiar, onde grupos de oração são frequentemente formados. Estes grupos variam entre movimentos de jovens, apostolados e um em particular que está ganhando cada vez mais participantes: os grupos de mães que oram pelos filhos, incluindo aquelas que dedicam suas preces aos filhos que se encontram encarcerados.

Segundo Cláudia Bitarello, coordenadora nacional do Amo-filhos Encarcerados, “por meio da intercessão tudo pode ser mudado. A oração é motor que move o céu, por isso, há 12 anos temos o grupo com mães nas quatro regiões do Brasil e em mais 14 países. E pedimos pela transformação desses filhos”.

Rezar pelo outro é recomendado como uma fonte de cura (Tiago 5:16). O texto diz que “muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”. Será que isso significa que apenas as orações das pessoas boas são ouvidas? Não, a palavra justo na Bíblia se refere aos que têm fé e estão cobertos pela justiça de Jesus (Romanos 5:1; 3:21-22; 4:2-3).

Pedir e desejar o bem

É correto pedir na oração o que é lícito, deve pedir e desejar o bem não só para si, mas também para os outros. Isso faz parte do amor que devemos ter pelo próximo. Assim, cumprimos os dois primeiros mandamentos sintetizados por Jesus: amamos a Deus sobre todas as coisas, nos unindo a Ele pela oração e amamos o próximo como Jesus o ama: intercedendo por sua salvação, sua perseverança e progressão na santidade.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno