Especial

Como Deus pode ser um e três ao mesmo tempo?

Entenda a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo

A Santíssima Trindade é um assunto complexo e fundamental para a fé cristã. O mistério dela é uma dádiva, que mostra como Deus se revela para seus filhos e filhas. Mas, é visto a figura de Deus Uno e Trino como algo confuso. Por isso, todo cristão é chamado para conhecer a Deus e viver de acordo com o que recebeu dos céus.

Deus é um só, mas Ele abre o seu interior em Jesus de Nazaré, um ser pessoal. Deus se dá a conhecer no modo como Jesus, livremente e por decisão própria, nos amou e ensinou, sendo para a humanidade a palavra de Deus. Depois que Jesus cumpriu a sua missão, perpetua-se a “palavra” que ele tem sido, numa outra realidade pessoal, o Espírito Santo. Por isso, a Santíssima Trindade.

Santíssima Trindade
O Ícone – Imagem do Divino Pai Eterno – é formado pela Santíssima Trindade, coroando a Virgem Maria. Composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo, ou seja, um único Deus em três pessoas.

Pai Eterno
É a primeira pessoa da Santíssima Trindade. Aquele para quem nada é impossível. O Pai Eterno é amoroso e criou o mundo para manifestar Sua bondade, Sua glória e beleza.

A figura de um homem semelhante a Jesus Cristo, com barba, cabelos grisalhos, representando toda a sabedoria do Pai Eterno. De acordo com o Evangelho de João: “Quem me vê, vê o Pai”. A aparência humana é representada em Gênesis, quando Deus diz: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. O fato de estar sentado, simboliza a autoridade de Pai; o manto vermelho, o fogo do poder da criação; os detalhes dourados, a divindade do Pai.

Jesus Cristo, o Filho
A segunda pessoa da Santíssima Trindade. O Filho predileto, o ungido e enviado para redimir a humanidade de suas faltas. O Verbo que se encarna para salvar a todos das trevas, que reconcilia com Deus, modelo de santidade.

Seu manto vermelho representa o sangue derramado na crucificação, o dourado simboliza sua divindade. Sua figura lembra a carta aos Filipenses 2,6-11: “Jesus Cristo, sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de Sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes”.

Espírito Santo
É a terceira pessoa da Trindade. É o Paráclito, o Espírito de Verdade, procede do Pai e do Filho, e com Eles é adorado e glorificado. É representado pela pomba branca sobre o Pai, Jesus e Maria, sendo uma alusão à Sua aparição, durante o batismo de Jesus Cristo ‘em forma corpórea como uma pomba sobre Jesus’, como dito em Lucas. Além de representar o amor incondicional entre o Pai e o Filho, sendo, inclusive, um gesto de amor à Santíssima Trindade coroar Nossa Senhora, que foi cheia do Espírito Santo, e através dele, gerou em seu ventre, Jesus Cristo.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno