Notícias

Festa em honra ao apóstolo de Goiás

Padre Pelágio ensinou como responder o chamado do Pai

O mês de novembro é dedicado ao padre Pelágio. Para homenageá-lo, a Igreja do Santíssimo Redentor, em Trindade (GO), realizou vários dias de festa em honra ao apóstolo de Goiás. Neste ano, o tema rezado foi “A exemplo do venerável padre Pelágio, vamos responder ao chamado do Pai Eterno”.

Padre Pelágio Sauter nasceu na Alemanha, em 1878. Chegou no Brasil em 1909. Durante os 52 anos em que viveu no Brasil dedicou-se à vida missionária. Foi exemplo para todos que conviveram com ele, pois sua bondade e entrega ao Pai fez com que as pessoas o conhecessem.

Foi na Capital da Fé de Goiás que o padre Pelágio mais trabalhou. Segundo o missionário redentorista Pe. Eduardo Luiz, “ele foi guiado pelo Espírito Santo a anunciar o Evangelho. Atendia as pessoas de modo muito especial, e hoje, junto do Pai, intercede por cada um daqueles que tem fé. E muitos milagres já foram concebidos por meio do Padre Pelágio. Agora o processo de beatificação se encontra em Roma”, conta o missionário.

Milagres por intercessão do padre Pelágio
A devota Maria Fernandes mora em Trindade; ela conta sobre inúmeras graças alcançadas em sua vida. “Primeiro foi a da minha mãe, ela estava no hospital e desenganada pelos médicos. Com isso, minha prima foi no túmulo do padre Pelágio, no Cemitério Santana, onde encontrou água jorrando. Pegou da água e levou para o hospital e passou na minha mãe. Depois disso, ela começou a melhorar. Outra graça foi com o meu filho. Ele sofreu um assalto e levou vários tiros, passou por várias cirurgias, ficou com muitas cicatrizes na barriga, mas está vivo e bem”, conta dona Maria.

Padre Pelágio se tornou uma pessoa de referência para Maria e sua família. Segundo ela, o missionário realizou muitas desobrigas na casa dos seus avós na zona rural, levando os serviços da Igreja ao encontro das pessoas. Também realizou as bodas de 50 anos do patriarca da família de Maria.

Processo de Beatificação
Padre Pelágio descansou aos 83 anos. Devido à sua vida santa, popular e de grande admiração, em 1997 foi solicitado o processo de beatificação. “Há 62 anos falecia padre Pelágio, viveu todo o seu sacerdócio em Goiás. Em um momento histórico, de muitas dificuldades para evangelizar, ele divulgou a palavra do Pai. Devido ao seu trabalho no evangelho, os Redentoristas e a Arquidiocese de Goiânia abriram o processo pedindo a sua beatificação”, explica o Arcebispo de Goiânia dom João Justino.

Hoje, a Igreja o reconhece como venerável. Isto é, como alguém que verdadeiramente se empenhou em viver a palavra de Deus e que foi apresentado às pessoas como um fiel discípulo de Jesus. Ele foi um servo do Reino e todo o seu legado está vivo nos corações dos devotos.

A beatificação é um processo solene que, uma vez concluído, permite que o venerável seja reconhecido como beato, alcançando um estatuto especial dentro da Igreja Católica. Durante esses dias de oração, os devotos são convidados a unir suas preces e intenções, pedindo a intercessão do Venerável Pe. Pelágio Sauter junto ao Divino Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno