Notícias

Desigualdade no Brasil

Maior parte das riquezas do país está nas mãos de 1% da população

Reprodução: Getty Images

Mais da metade da riqueza do Brasil está nas mãos de apenas 1% da população. O relatório internacional da Oxfam, que discute a relação das desigualdades e o poder corporativo global, mostra que 63% da riqueza do país está nas mãos da minoria da população.

O relatório será abordado com maiores detalhes durante o Fórum Econômico Mundial, que reúne a elite do mundo corporativo em Davos, na Suíça. De antemão, os dados mostram como a desigualdade ainda é um problema grave no país.

Além da desigualdade de renda, no Brasil também há desigualdade racial e de gênero. Os super-ricos são praticamente todos homens e brancos. O estudo afirma ainda que, em média, a renda dos brancos está mais de 70% acima da renda da população negra. Essa desigualdade não atinge somente o Brasil, mas sim o mundo inteiro.

Devido à situação, a instituição deve propor para os países que participam do Fórum Econômico que a desigualdade seja reduzida em um nível de 40%. Para que, assim, seja criada uma paridade econômica. O evento também define os rumos da economia para o ano atual e os próximos.

O mundo será melhor se houver igualdade, diz Papa
No fim de 2023, o Papa Francisco pediu soluções para enfrentar a desigualdade social e as “discordâncias políticas” nas Américas durante a sua bênção natalina “Urbi etOrni”, na qual aborda alguns dos principais temas da atualidade. Segundo o Pontífice, é preciso encontrar “soluções adequadas para superar as discordâncias sociais e políticas, para lutar contra as formas de pobreza que ofendem a dignidade das pessoas, para suavizar as desigualdades e para enfrentar o doloroso fenômeno das migrações”.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno