Notícias

Compulsão alimentar, o que a Bíblia diz sobre transtornos alimentares

Busque orientação profissional e espiritual

O tema compulsão alimentar veio à tona nos últimos dias, após relatos compartilhados nas redes sociais sobre pessoas que descontam a ansiedade na comida. Uma ação que não escolhe idade e sexo, atingindo uma grande parcela da população e levando a problemas de saúde.

Segundo a nutricionista Ana Paula Braun, o comer emocional se dá por uma vontade desenfreada por comida mesmo a pessoa estando sem fome. “Com isso, ao comer até mesmo sem mastigar e atingir uma plenitude interna, a pessoa chega a um grau de satisfação temporária”, explica a especialista.

Para atingir essa fase, a nutricionista conta que muitas são as pessoas que passam por dietas muito restritas e de forma errada, o que leva a uma compulsão alimentar. Em alguns casos pode ser uma situação de estresse e alta adrenalina do dia a dia, esses fatores costumam levar a problemas de distorção da realidade corporal.

Para quem deseja realizar uma dieta, o ideal é buscar ajuda profissional para fazer com segurança e não gerar nenhum problema à saúde. “A dieta é algo para a vida inteira, sendo possível comer de tudo. Apenas com a segurança da quantidade. Assim, não se gera problemas físicos e emocionais”, conta Ana Paula.

O que a Bíblia diz sobre transtornos alimentares?

Os distúrbios alimentares envolvem emoções e comportamentos extremos em relação ao peso e à alimentação. Levando a distúrbios alimentares que podem ter consequências graves para a saúde e até mesmo levando à morte.

Como cristãos, é crucial compreender esses distúrbios à luz da perspectiva bíblica. A palavra de Deus oferece orientação na sabedoria, na esperança e na busca pela cura. Os transtornos derivam de uma complexa interação entre os aspectos espirituais, emocionais, sociais, biológicos e psicológicos.

Para uma melhora deste quadro, as pessoas precisam se apegar com o Pai Eterno e entender que:

  • Nossos corpos são templos do Espírito Santo que merecem cuidado e respeito.
  • Deus nos valoriza por quem somos, não por nossa aparência. Nosso valor e identidade estão em Cristo.
  • Fazer dietas extremas e lutar pela perfeição física é antibíblico e perigoso.
  • A gula e a falta de autocontrole sobre a alimentação também são pecaminosas. Precisamos da sabedoria de Deus para hábitos alimentares saudáveis.
  • Precisamos confiar no poder do Espírito Santo, e não na nossa própria força de vontade, para superar a alimentação desordenada.
  • Os cristãos devem proporcionar compaixão, apoio, encorajamento e assistência prática àqueles que lutam contra distúrbios alimentares. Em (1 Coríntios 6:19-20) está escrito: “Vocês não sabem que seus corpos são templos do Espírito Santo, que está em vocês, que vocês receberam de Deus? Você não é seu; você foi comprado por um preço. Portanto, honrem a Deus com seus corpos.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Melania
    25/1/2024 - 20:05:13

    E que Deus nos abençoe, em especial a quem precisa de equilíbrio nas emoções, para poder apreciar toda a alimentação que temos com equilíbrio e satisfação, sem dor e sofrimento. Amém.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno