Catedral Divino Espírito Santo acolhe novo bispo, Dom Joaquim Carvalho, OSB

Posteriormente, o recém-empossado presidiu a celebração da eucaristia, marcando assim o início de sua incumbência pastoral

O novo bispo da Diocese de Jataí assumiu oficialmente suas funções na manhã de domingo, 28 de janeiro. Sob as abóbadas da Catedral Divino Espírito Santo, Dom João Justino, arcebispo metropolitano de Goiânia, conduziu a cerimônia de acolhida e posse de Dom Joaquim Carlos Carvalho, OSB. Posteriormente, o recém-empossado presidiu a celebração da eucaristia, marcando assim o início de sua incumbência pastoral.

Durante a cerimônia, rica em ritos e simbolismos, as palavras sagradas ecoaram pelos corredores, representando não apenas a acolhida formal do novo bispo à cátedra, como também inspirando os presentes a renovar seu compromisso com a fé. A grandiosidade do local adicionou uma dimensão solene e majestosa a este momento histórico.

O evento ainda contou com a presença do clero da Diocese de Jataí, bispos, padres e outros membros religiosos, autoridades políticas, fiéis, além de amigos e familiares de Dom Joaquim.

Homilia
Na comovente homilia proferida pelo bispo recém-empossado ecoaram palavras poderosas que ressoam com a essência da mensagem cristã. Ao afirmar que “Jesus é o Bom Pastor”, ele delineou o chamado à emulação desse exemplo divino em nossas vidas cotidianas. Já a exortação sobre “receber bem as pessoas” ecoou como um convite universal à hospitalidade e compaixão, destacando a importância de estender as mãos em acolhimento caloroso.

A sua nobre recomendação de “estarmos disponíveis para as pessoas” transcende a mera presença física, sugerindo uma prontidão emocional e espiritual para oferecer suporte e compreensão, segundo ele. Dom Joaquim ainda deu ênfase à importância do “diálogo, escuta e comunicação consistente”, ressaltando a importância de construir conexões verdadeiras, baseadas na compreensão mútua e na troca respeitosa de ideias.

Ao concluir, com uma fala sobre “honrar sua comunidade”, Dom Joaquim destacou a relevância de uma participação ativa e comprometida na vida do povo de Deus. Essas palavras constituem uma orientação espiritual e servem como um chamado à ação, instigando os fiéis a contribuir para o fortalecimento e prosperidade dos ambientes em que estão inseridos.

Divino Pai Eterno
Pe. Marco Aurélio Martins, CSSR, presente na celebração, teve um momento de fala, durante a celebração. Ele compartilhou sobre a alegria e o compromisso da emissora neste novo capítulo da história de Jataí. Na sua fala, expressou entusiasmo ao destacar o quanto a cidade é querida. “Trazer o sinal da TV para a localidade, durante o evento de posse do novo bispo, representa uma alegria e uma honra especial”, disse.

Ao final da celebração, a imagem do Divino Pai Eterno foi entregue ao novo bispo. Esse gesto, carregado de significado espiritual, solidificou a relevância da ocasião para a comunidade local e simbolizou a conexão espiritual que a TV Pai Eterno e o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno busca cultivar.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno