Novo bispo de Jataí reforça compromisso humanitário e social na diocese

Dom Joaquim compartilhou sua iniciativa de se reunir com líderes religiosos, encorajando a abertura das portas da igreja

Na sua primeira coletiva de imprensa como o novo bispo de Jataí, realizada na manhã de sábado (27/01), no Lar Bom Pastor, em Mineiros (GO), Dom Joaquim Carlos Carvalho, OSB, ressaltou a relevância do “Zelo Bom”. Inspirado no capítulo 72 da regra de São Bento, que sublinha a importância do cuidado mútuo na comunidade, ele expressou seu compromisso em aplicar essa filosofia não como uma obrigação, mas como algo intrínseco, nascido de dentro.

Quando questionado sobre seu plano para enfrentar a pobreza e exclusão, Dom Joaquim compartilhou sua iniciativa de se reunir com líderes religiosos, encorajando a abertura das portas da igreja para acolher especialmente os mais necessitados. Ele enfatizou a transformação das secretarias e casas paroquiais em espaços acolhedores, sem distinção de classe social, afirmando já ter implementado essa prática.

“Essa abordagem está enraizada na minha visão, e meu compromisso é vivê-la não como uma obrigação, mas como algo que brota de dentro. Na primeira reunião com líderes religiosos da diocese, destaquei a importância de seguir o exemplo da comunidade de Jerusalém, abrindo as portas da igreja com cuidado especial para aqueles que verdadeiramente necessitam. Além disso, tenho em vista fazer das estruturas da igreja locais de boas-vindas, independentemente da classe social”, sublinhou.

O bispo ainda acrescentou que sua missão transcende as palavras. “Já implementei medidas para que as secretarias, casas e escritórios sejam lugares acolhedores, de atendimento e valorização para todos. Diariamente, estamos na Secretaria Paroquial para atender àqueles que nos procuram, mostrando que a prática acompanha a fé. Estamos diante de um compromisso que assumi de coração aberto, como o sétimo pastor desta querida Igreja de Jataí”, disse Dom Joaquim.

Ao encerrar suas palavras, Dom Joaquim deixou claro que sua liderança será marcada pelo cuidado mútuo, abertura à comunidade e uma abordagem ativa na busca por soluções sociais, promovendo assim uma visão humanitária e comprometida com as necessidades daqueles que mais precisam na região.

Em seguida, expressou gratidão a todos que participariam mais tarde da celebração de sua Ordenação Episcopal, destacando a beleza espiritual que marca seu compromisso como o sétimo pastor da igreja de Jataí. Ele reiterou a promessa de Deus aos pastores segundo o Seu coração, enfatizando sua dedicação ao chamado de Cristo e sua disposição para liderar com justiça e amor.

Também participaram da coletiva, Dom João Justino, arcebispo de Goiânia; Dom Waldemar Dalbello, bispo de Luziânia; e Dom Carmelo Scampa, bispo-emérito de São Luís de Montes Belos; e Ir. Diego Joaquim, CSSR, representando a TV Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno