Ordenação Episcopal: Dom Joaquim assume como 7º bispo da Diocese de Jataí

Dom Joaquim, o qual é membro da Ordem de São Bento, afirmou que sua condução pastoral se fundamentará no diálogo inclusivo

Em atmosfera solene, a Diocese de Jataí promoveu a Ordenação Episcopal de Dom Joaquim Carlos Carvalho, OSB, no último dia 27 de janeiro, na Igreja Santa Luzia, em Mineiros (GO). A celebração, presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, marcou o início de um novo capítulo na caminhada espiritual e história da região.

A cerimônia reuniu fiéis, autoridades eclesiásticas e políticas e membros da comunidade, criando um ambiente de união e reflexão, para a Diocese de Jataí. Participaram como concelebrantes e coordenantes Dom Waldemar Dalbello, bispo de Luziânia; e Dom Carmelo Scampa, bispo-emérito de São Luís de Montes Belos.

Em sua fala, Dom Joaquim, o qual é membro da Ordem de São Bento (Ordem Beneditina), afirmou que sua condução pastoral se fundamentará no diálogo inclusivo e na proteção dos mais vulneráveis. “Assumo, com humildade e comprometimento, a responsabilidade como o 7º bispo da Diocese de Jataí. Esta diocese é formada por indivíduos e cada um será meu compromisso”, declarou ele momentos antes da celebração.

Essa foi a primeira ordenação realizada por Dom João Justino e o bispo ordenante expressou o privilégio e alegria de um momento tão significativo. “Que Dom Joaquim seja um pastor dedicado, guiando a diocese com sabedoria e compaixão, assim como fez quando era padre. Que sua caminhada seja abençoada, e que sua liderança fortaleça os laços de fé e esperança na comunidade que agora o acolhe como bom pastor”, expressou.

O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Marco Aurélio Martins, CSSR, participou da celebração e expressou sua alegria. “Neste dia abençoado, testemunhamos a continuidade da fé de Dom Joaquim. Que sua liderança seja um farol, iluminando os corações daqueles que buscam a espiritualidade”, proferiu o padre.

A celebração também contou com a participação do Ir Diego Joaquim, CSSR, apresentador e diretor da TV Pai Eterno; Pe. João Paulo Santos, CSSR, superior provincial dos redentoristas; Pe. Welinton Silva, apresentador da TV Pai Eterno; e o abade do Mosteiro São José, Dom James Albers, OSB. Após a solenidade, o novo bispo seguiu para acolhida e posse em Jataí, realizada na manhã de domingo (28/01).

Ordenação Episcopal

Ao nível de conhecimento, a Ordenação Episcopal é um sacramento na tradição cristã que confere a um sacerdote a autoridade e responsabilidade pastoral como bispo na comunidade religiosa. Este rito é considerado um dos mais elevados graus do sacramento da Ordem.

Durante a ordenação, o candidato é ungido com óleo sagrado, conhecido como óleo do Crisma, como símbolo da plenitude do Espírito Santo e da missão que está prestes a assumir. Além disso, recebe a imposição das mãos por parte de outros bispos presentes, representando a continuidade da sucessão apostólica desde os apóstolos originais.

A importância da Ordenação Episcopal reside na atribuição de responsabilidades pastorais e na transmissão da autoridade espiritual. O bispo, como sucessor dos apóstolos, é encarregado de liderar, ensinar e santificar a comunidade cristã. Sua função inclui a supervisão de paróquias, a ordenação de diáconos e presbíteros, bem como a presidência das celebrações litúrgicas importantes.

Além disso, o bispo desempenha um papel crucial na preservação da tradição e doutrina da igreja, mantendo a unidade e a comunhão na comunidade de fé. Sua autoridade é vista como um elo vital na transmissão da mensagem cristã ao longo das gerações.

Diocese de Jataí

A Diocese de Jataí, localizada no sudoeste do Estado de Goiás, foi criada como Prelazia em junho de 1929 pela Bula “Solicitudo Quae in Omnes” do Papa Pio XI, desmembrando-se da antiga Arquidiocese de Goiás. Em março de 1956, com a criação da Arquidiocese de Goiânia, a Prelazia foi elevada à Diocese pela Bula “Quo Aptiori” do Papa Pio XII.

O primeiro bispo, Dom Abel Ribeiro Camelo, foi nomeado em janeiro de 1957. Ao longo dos anos, a diocese teve diversos líderes, cada um contribuindo para o desenvolvimento espiritual, social e pastoral da região. Em maio de 1961, Frei Benedito Domingos Coscia foi nomeado como segundo bispo diocesano.

Dom Miguel Pedro Mundo, que já era bispo auxiliar desde 1978, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como terceiro bispo de Jataí, em fevereiro de 1999. Em dezembro de 1999, Dom Aloísio Hilário de Pinho assumiu como o quarto bispo.

O Papa Bento XVI nomeou Dom José Luiz Majella Delgado em dezembro de 2009. Dom Nélio Domingos Zortea tornou-se o sexto bispo em novembro de 2015. Após a transferência de Dom Nélio, Dom Joaquim Carlos Carvalho assumiu como administrador diocesano em maio de 2023 e agora ordenado como o sétimo na sucessão.

   


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno