Especial

Quaresma é tempo de penitência e conversão

Período de buscar a espiritualidade de Cristo para viver o Seu renascimento

Reprodução: Freepik

A Quaresma 2024 começa nesta Quarta-feira de Cinzas (14), sendo um momento muito importante para a Igreja Católica. Tempo de reflexão, penitência e conversão. Uma oportunidade para se aproximar de Deus, purificar o coração dos pecados e mudar de vida. Buscar a espiritualidade do Pai Eterno e levar a sua luz ao mundo.

Segundo o Papa Francisco, “a Quaresma é tempo de graça na medida em que nos pusermos à escuta d’Ele, que nos fala. E como nos fala Ele? Antes de mais nada, na Palavra de Deus, que a Igreja nos oferece na Liturgia”. Sendo assim, viver a Quaresma junto à comunidade religiosa é buscar conhecer cada vez mais a face do Senhor.

Nessa busca, a partir desta Quarta-feira de Cinzas, a Igreja Católica inicia a Quaresma que se estende até a celebração da Ressurreição de Jesus, em que cada um é convidado a viver um tempo que se orienta para a Páscoa. Um retiro que não é o fim em si mesmo, mas uma preparação para viver com fé, esperança e amor a paixão e a cruz, a fim de chegar à ressurreição.

Uma caminhada longa, de se voltar para Deus a partir da oração, do jejum e da caridade. Diante deste tempo quaresmal, os cristãos devem relembrar o sacrifício de Jesus Cristo, que se recolheu no deserto, jejuando por 40 dias ao iniciar a Sua vida pública e submetendo-se à tentação. Como Ele ensinou, o período é uma oportunidade de purificar a alma.

O percurso da santidade não é um caminho fácil. De acordo com o Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Gaudete Et Exultate, “a santidade é o rosto mais belo da Igreja. E esta beleza está ligada ao fato de que todas as pessoas podem vivenciá-la, de diferentes maneiras. Para isso, devemos nos atentar ao chamado à santidade que o Senhor faz a cada um de nós, o chamado que dirige os passos. Jesus disse: “Sede santos, porque Eu sou santo” ( Lv 11, 45; cf. 1 Ped 1, 16)”.

Que este tempo de Quaresma seja uma oportunidade para você renovar o compromisso com Deus e com os irmãos, a fim de ser um verdadeiro discípulo de Cristo neste mundo.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno