Notícias

Quarta-Feira de Cinzas: início de reflexão e penitência

Viva esse período quaresmal em preparação do espírito para acolhida do Jesus Ressuscitado

A Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma para a Igreja Católica, sendo um momento muito importante no Calendário Litúrgico. Uma forma de retiro espiritual que, por meio da reflexão das atitudes, os cristãos se reconhecem em oração e penitência, em preparação do espírito para a acolhida do Jesus Ressuscitado no Domingo de Páscoa.

Neste período, “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1:15). Pois esse é o desejo de Jesus Cristo, o de que os Seus filhos(as) estejam junto a Ele. Viva a Quaresma, faça sua reflexão e penitência. Busque o Divino Pai Eterno, seja fiel aos princípios para viver a Páscoa do Senhor.

Entenda de onde vêm as Cinzas
As Cinzas usadas são o resultado da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior, ou seja, os ramos utilizados não são jogados fora, mas sim, reaproveitados na Santa Missa de Cinzas.

A Bíblia fala sobre a imposição das Cinzas?
As cinzas são um sacramental, com registros na Sagrada Escritura. Sempre foram usadas em horas de aflição e penitência. No Antigo Testamento, existem passagens que apontam para essa direção, como a do livro de Daniel. “Dirigi-me ao Senhor Deus para suplicar-lhe com jejum, roupa de saco e cinzas, e fiz minha oração e minha confissão ao Senhor, meu Deus: ‘Senhor, Deus grande e terrível, que sois fiel à aliança e misericordioso para com aqueles que vos amam e observam vossos mandamentos, pecamos e cometemos iniquidades, agimos como ímpios, fomos re­beldes e nos afastamos de vossos mandamentos e de vossas leis” (Dn 9, 3-5).

O que é obrigatório na Quaresma?
Para relembrar o sofrimento de Jesus ao ser conduzido pelo Espírito Santo para o deserto, a Quarta-Feira de Cinzas é um dia penitencial. O jejum e abstinência são obrigatórios durante a Quarta-Feira de Cinzas, como também na Sexta-Feira Santa, para pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites, é opcional.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno