Especial

Espiritualidade e os benefícios na saúde

Conforme pontua a OMS, a pessoa deve ser encarada em sua plenitude: nos aspectos físico, mental, espiritual e social

Reprodução: iStock

A espiritualidade pode ser definida como uma inclinação humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que ultrapassam o tangível. Sendo um sentido de conexão com algo maior que si próprio, pois na jornada pessoal que transcende fronteiras é a busca pelo significado da própria existência. Nesse contexto, a conexão entre mente, corpo e espírito desempenha um papel significativo no bem-estar e na saúde humana. Indo além dos aspectos físicos, atuando também no emocional.

Segundo o padre Hélio da Silva Filho, capelão do Oratório da Colônia Santa Marta e administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Goiânia, a espiritualidade e saúde estão interligadas desde os primórdios da história. “As civilizações antigas buscavam a espiritualidade dentro das suas culturas, principalmente, quando se deparavam com problemas de saúde. Visando manter o espírito em harmonia com o restante do corpo”, explica o religioso.

Pelo lado da ciência, muitos estudos mostram os benefícios da espiritualidade na vida daqueles que passam por algum tratamento médico. Segundo a médica especialista em saúde pública e atualmente mestranda na área da espiritualidade e saúde, Mônica Guarnieri, o bem-estar biopsicossocial está ligado à espiritualidade. “Muitos são os artigos que mostram evidências científicas pela vivência espiritual. É a ciência e a fé interligadas”, relata a médica.

A busca por um ser supremo que está acima de todos e que auxilia nos momentos difíceis proporciona um conforto emocional que contribui para a recuperação positiva do indivíduo, desenvolvendo sabedoria para lidar e enfrentar todos os problemas. Independente da crença religiosa, a espiritualidade aumenta as possibilidades de tratamento para vários sofrimentos humanos.

Conforme pontua a Organização Mundial de Saúde, a pessoa deve ser encarada em sua plenitude: nos aspectos físico, mental, espiritual e social. Para fortalecer a espiritualidade, padre Hélio indica a oração em primeiro lugar. “Diante das atribulações, o combustível é a oração. Ela é a comunhão que fortalece e firma a fé no Senhor Jesus. Pois o impossível humano é possível para Deus”, finaliza o padre.

Na passagem bíblica Coríntios I:6 – “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habi­ta em vós, o qual recebes­tes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis”, o apóstolo Paulo demonstra que cada indivíduo é um templo que Deus habita. Isso significa que, individualmente, o corpo é um espaço destinado aos anseios de Deus.  Se Deus preenche os espaços com sua glória, o corpo também se enche dessa luz quando se abre ainda mais espaço para o Senhor.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno