Especial

Quaresma: viva intensamente na busca do Pai Eterno

Período é marcado por reflexão e penitência

Reprodução: Freepik

40 dias, este é o período de antecipação da Páscoa que começa na Quarta-Feira de Cinzas e vai até o Sábado Santo. Um dia antes da celebração da Ressurreição de Cristo. Para os cristãos católicos, a Quaresma é um momento de oração e reflexão.

Para o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, “a Quaresma nos leva a refletir sobre dois pontos: primeiro, a vida de Jesus. Tudo o que ele passou na terra, todo o seu sofrimento. Paralelo a isso, a Quaresma nos convida também a refletir sobre a nossa vida. O que preciso mudar para estar mais de acordo com aquilo que é a vontade de Jesus”, explica o religioso.

O período quaresmal é um tempo de conversão, com mudanças de atitudes para ficar mais próxima da vontade do Pai Eterno. Quando as pessoas decidem mudar pequenos hábitos que consideram desnecessários para uma vida em Cristo, os sacrifícios diários são uma prova de fé e amor ao Senhor.

O momento da penitência leva ao momento de reconciliação, resultando em uma revisão de vida e mudança. Esse momento é doloroso, pois é um esmagar para transformar. Mas, depois, os frutos da mudança é que são bonitos e levam a uma vida feliz em Cristo Jesus.

Para a coordenadora administrativa Juciane de Santana, que pratica a penitência há cerca de 15 anos, a Quaresma é um período de recolhimento para prestar atenção em si mesma. “Eu fui aprendendo dentro da Igreja, do conhecimento, de estudos, da prática da convivência, de retiros, de leituras, da proximidade com sacerdotes eu descubro coisas novas na Quaresma”, conta Juciane, que declarou excluir bebida e seu cafezinho durante este período. Além da alimentação, as atitudes devem ser norteadas pelo Espírito Santo.

Campanha da Fraternidade 2024
Durante a Quaresma, a Igreja Católica anuncia a Campanha da Fraternidade, que é realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB), com o intuito de gerar reflexão e a formação social. A campanha é aberta na Quarta-Feira de Cinzas, com intensificação durante o período quaresmal, mas dura até o próximo ano.

Para este ano, o tema da campanha é “Fraternidade e Amizade Social”. A partir dele, o padre Dirson nos convida a “refletirmos sobre o valor dos relacionamentos que fazem bem. Mas que temos percebido nos últimos tempos que estão truncados. Vamos juntos refletir sobre os laços que fazem parte da convivência humana e fazem uma comunidade melhor”.

A Quaresma é sem dúvida um período de reflexão e de reforço da fé. Quando os fiéis demonstram a força do amor ao Cristo por meio de sacrifícios para se tornarem pessoas melhores e se aproximarem da fé. A experiência da Quaresma é algo que a devota Juciane considera um privilégio. “Uma experiência única, com muita consciência eu abro mão de algo que me é prazeroso para dizer ‘Jesus eu te amo acima de todas as coisas’”, diz Juciane, com toda a sua fé em ação.

E você, está vivendo a Quaresma na busca de intimidade com o Pai Eterno? Participe das celebrações no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), e viva esse período forte de orações e penitências na espera do Jesus Ressuscitado que acontece no Domingo de Páscoa.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno